Blogs

Dicas Para Aumentar O Tráfego Em Seu Blog

Por Flávio Cabral

Boa tarde! Hoje em meu post darei algumas dicas SEO de como aumentar o tráfego em seu blog. São dicas para a manutenção do blog...

Flávio Cabral

Boa tarde!

Hoje em meu post darei algumas dicas SEO de como aumentar o tráfego em seu blog. São dicas para a manutenção do blog e também para aumentar a sua popularidade e credibilidade, escolhendo como ou quando postar e até mesmo como fazer comentários em outros blogs. Um blog com SEO com certeza terá muito mais acessos.

Simples, porem importantes, aqui estão as dicas SEO para seu blog:

Hospede seu blog no mesmo servidor do seu site principal: Hospedar seu blog em um servidor diferente é uma das piores coisas que você pode fazer. Estará concorrendo com você mesmo nas buscas por um assunto que você estiver tratando tanto no site quanto no blog.

Escolha a ferramenta certa: Será a que melhor se adequar às suas necessidades. A que mais facilitar a criação de categorias, arquivos, sub-páginas, comentários e utilização e permitir a utilização do blog por múltiplos usuários. Também é necessário que seja de fácil modificação e incrementação com novos plugins e opções. Algumas boas opções são WordPress e Blogger.

Otimize suas URLs: Utilize plugins que reescrevam os links para seus posts de uma forma mais legível para o usuário. Contendo preferencialmente o título do post e a categoria dele.

Deixe um link para seu blog em sua assinatura de e-mail e em sua página em sites de relacionamento: Pode parecer de senso comum, mas muitas pessoas se esquecem desse pequeno detalhe. Se você é um usuário ativo de serviços desse tipo, vai conseguir muitos acessos.

Facilite a inclusão de seus posts nos diggs e social bookmarks: Crie links e botões para que os leitores enviem seus posts aos mais importantes como Digg, Rec6 e Del.icio.us. Cadastre você mesmo seus posts nos social bookmarks que você utiliza.

Desenvolva um padrão de atualização: Procure postar sempre nos mesmos dias da semana. Faça uma pesquisa para saber em quais dias seu blog é mais acessado e dê prioridade para atualiza nestes dias.

Escreva os títulos pensando em duas coisas: Primeiro nas pessoas que irão ler o post se o título for interessante. Seja por terem acessado seu blog ou por estarem acompanhando ele por um feed de rss. Mas também pense nas ferramentas de busca e no que as pessoas estão buscando. Por isso é importante incluir palavras-chave no título. Se estiver em dúvida, crie o texto e o título e tente achá-lo em diversos sites de busca. Alternando o título se necessário.

Crie séries de posts sobre assuntos específicos: Tenha algumas categorias mais importantes em seu blog e, dependendo da importância, considere dedicar sempre os mesmos dias da semana para falar sobre esse assunto.

Faça links para outros blogs: Experimente contar o número de links de outros blogs apontando para o seu e os links que você fez em seu blog apontando para outros em um determinado período de tempo. Linkar para outros blogs é um incentivo para que eles façam uma linkagem de volta para você. Então tenha o hábito de procurar em outros blogs conteúdo extra sobre o assunto de que você está falando e faça um link para eles.
Outra boa idéia é tirar um dia da semana ou do mês para fazer posts com sugestões de blogs interessantes.

Incentive os comentários e destaque os melhores: Quanto mais um post for comentado, mais pessoas acharão que ele vale a pena ser lido. Por isso incentive os comentários e responda a eles. Boas discussões podem até mesmo levar a um novo post.

Contribua com outros blogs: Você pode fazer um comentário simples como “Ótimo post! Obrigado pela informação!”. Mas seu comentário terá muito mais valor se você der sua opinião sobre o assunto e talvez inicie um debate sobre ele. Isso vai adicionar conteúdo ao blog em questão e também te dar credibilidade sobre o assunto, aumentando as probabilidades de ganhar um link desse blog.

Procure dar as noticias primeiro: Configure os canais de notícia (como Google News) que você acessa para mostrar conteúdo relacionado à sua área de trabalho. Assim você pode criar posts comentando as mais recentes noticias. Mas não exagere. Algumas notícias ficam tão populares que não merecem ser comentadas mais uma vez. Ofereça algo único.

Como quase tudo em SEO, os resultados não são imediatos e, se possível, devem se pensar nessas dicas para criar um site ou blog desde o início. E se forem seguidas sempre, trazem resultados que vão durar por um bom tempo.

Fontes:

searchengineguide.com

seomoz.org

LEIA MAIS

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Comentários
  1. Avatar

    Algumas das dicas (link nas assinaturas de e-mail e hospedagem do blog/site no mesmo lugar) são diferentes de outros textos que havia lido até agora e bem interessantes/relevantes.

  2. Avatar

    Olá Alex! Obrigado pela visita!

    O caso de link nas assinaturas de e-mail é até bem comum. É algo bem casual e bem semelhante ao marketing offline de colocar o endereço do seu site em um cartão de apresentação pessoal ou da empresa, por exemplo. Essas práticas são bem interessantes.

    Quanto a hospedagem, acaba deixando o usuário confortável. Ele fica com a certeza que aquele blog é do seu site, por exemplo, como blog oficial da empresa, e portanto, com informações que ele pode confiar.

    Volte sempre! Abraços!

  3. Avatar

    Esta dica do link na assinatura do e-mail é muito válida.
    Posso dizer por expeiência própria que funciona, pois a visitação de meu site aumentou muito depois que eu fiz isso.

  4. Avatar

    Vou seguir essas dicas! quem sabe não passo a IURD no pagerank 😉

  5. Avatar

    Olá Daniela! Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Boa sorte aí para você aumentar o PageRank.

    Só um detalhe, não consegui acessar o seu site hoje de manhã: “Database Error – Error establishing a database connection”

    Verifique as coisas aí! =)

    Abraços

  6. Avatar

    Vamos seguir as suas dicas e recomendações, parecem bastante interessantes, principalmente para nós novatos valeu, abraços

  7. Avatar

    Opa, obrigado pela visita!
    Continue acompanhando as nossas dicas de seo!

    Abraços!

  8. Avatar

    EU acredito que além das dicas, muito apropriadas por sinal, a que se destacar qeu um Blog tem que ser Ativo e Relevante para a comunidade que o acessa.

  9. Avatar

    Olá Claudio!

    Muito bem observado. Um blog que se atualize sempre, traga novidades, novas informações acaba ganhando notoriedade e participação dentro da comunidade a qual participa!

    Abraços!

  10. Avatar

    Parabéns pelo seu site. Achei por acaso o seu site, pois estou tentando mudar meu blog de endereço e estou penando. Gostei do conteúdo e continuei lendo.

    Já que vc está falando de links, vou inserir seu blog no meu blogroll.
    Rodrigo

  11. Avatar

    parabéns pelo artigo!

  12. Avatar

    Certo, eu postei até uma caixinha ao lado dos textos, com uma chamada divulgue seu blog aqui e não funcionou.

  13. Avatar

    Obrigado pelas dicas, acho que é interessante também citar sobre os agregadores de notícias, que também chamam bastante visitantes ao site, digg e outros são realmente boas fontes de tráfego.
    Parabéns pela iniciativa!
    Grande abraço para vocês!

  14. Avatar

    muito boa suas dicas, estou começando agora com meu blog e ainda tenho muita coisa pra aprender, espero fazer uma coisa legal pro meu blog, valeu

  15. Avatar

    obrigado pelas dicas valeu

  16. Avatar

    Parabéns pelo site.Encontrei nesse post ótimas dicas.Vou usar algumas para um post que estou fazendo.Abraços e Muito Sucesso!

  17. Avatar

    belo post

  18. Avatar

    Muito bom mesmo! Estou de olho no meu aqui pra ver o que eu consigo mudar.
    Show de bola! Abraço.

  19. Avatar

    Muito bom! gostei! Posso linkar o seu site na minha web? escrevo um assunto análogo no meu site http://www.proempregos.blogspot.com valeu!

  20. Avatar

    E aí Lyon, pode linkar, fique a vontade. Abraços!

  21. Avatar

    Gostei muito que você ajude as pessoas a melhorarem o blog, eu tenho um blog sobre tecnologia e internet a pouco tempo e cada vez aprendo mais, valeuu….

  22. Avatar

    este blog é mais um que diferencia-se de todos, gostei do post vai mim ajudar muito pois, estou no começo da vida de blogueiro…. valeu! continue assim prestando ótimos serviços…….

  23. Avatar

    Ótimas dicas, gosto da simplicidade que vocês passam as dicas, nada de complicado, depende do esforço (seo, divulgação, comentarios em outro blogs, etc) e também da qualidade do blog, o tráfego é uma consequencia disto tudo. Valeu 😉

  24. Avatar

    Gostei das suas sugestões, gostaria de aumentar o volume do meu site, tanto que estou criando uma coluna com blogs legais e vou incluir o teu, valeu!!!

  25. Avatar

    Muito bom,
    Importante a dica sobre dar noticias em primeira mão sem ser chato… muitas vezes observamos que quando surge algo novo todo mundo que escrever sobre isso… fica chato… parabens SEO.

  26. Avatar

    Obrigado pelas informções, valeu!

  27. Avatar

    Gostei muito das informações…
    já as usei e tive retorno…
    voltei para vos dizer obrigado…
    cump…

  28. Avatar

    Realmente Flávio, no seu post encontrei algumas dicas que ainda não havia encontrado em outros textos que já havia lido,como a de hospedar o blog no mesmo servidor do site principal, isso foi muito importante.Boa garoto!Adorei!!!!
    Um grande abraço
    Fé e paz

  29. Avatar

    Gostei das dicas, especialmente a parte de “Facilite a inclusão de seus posts nos diggs e social bookmarks” não conhecia. (também ainda sou novo na área)

    Conheces mais alguns em português?

  30. Avatar

    Ótimas dicas já apartir de hoje usarei todas essa dicas para aumentar o trafego do meu blog.

  31. Avatar

    Ótimas dicas!!!!!!!!!!!!!

    Valeu Flávioo!!!!
    muito obrigado mesmo, estas dicas terão enorme importância para os futuros blogueiros, e para as pessoas que seguem os blogs como eu, esperamos que futuramente, que seja muitíssimo em breve, que surgem blogs de qualidade visual e informativa, com conteúdos de importância para a sociedade em geral.

    Um Grande Abraço Flávio!

    Atenciosamente, Cássio Oliveira Toledo – Sapucaia do Sul(RS).

  32. Avatar

    Flavio!

    Você é um abençoado! Muito obrigada pelas preciosas dicas!

    Árdua esta nossa missão para otimizar nosso “espaço net”(blog),né?

    Abraço e mais vitórias!

  33. Avatar

    Flavio,
    Por que hospedar seu blog em um servidor diferente é uma das piores coisas que agente pode fazer? Nao entendi essa dica. isso afetaria em alguma forma a SERP ?

  34. Avatar

    Muito bom, eu acho que tenho tudo o que essas dicas falam mas mesmo assim o tráfego não vem, alguma dica a mais ? pra tipo um blog de música como o meu : (

  35. Avatar

    hoje vale também incrementar recursos do facebook, atualmente a rede social mais acessada do Brasil

  36. Avatar

    Vou começar a utilizar essas dicas em meus projetos!

  37. Avatar

    Bem legal sua informação..! ainda mais pra mim que entendo muito pouco sobre SEO .um dia eu chego la..rsrsr

    Valeu sucesso e boa sorte pra vc.

    vernier

  38. Avatar

    As dicas são úteis e interessantes, uma política de SEO bem praticada junto a outros tantos itens podem determinar o sucesso de muitos projetos bem estruturados.

  39. Avatar

    Estou começando agora e estou aprendendo muito com este site, amanhã irei abrir um novo blog, e irei aplicar as dicas que passam nele.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?