Descubra Como Criar um Blog de Sucesso

Olá leitores da Mestre, como estão? Desta vez o nosso CEO, Fábio Ricotta, tem ótimas dicas para você que desejar criar um blog do zero. Aperte o play e veja, passo a passo, de forma clara e simples, o que você pode fazer para criar um blog de sucesso. Confira!

Tenha uma boa plataforma

Esta é a primeira etapa de todas, pois é o lugar onde você vai colocar a sua página propriamente dita. Existem várias ferramentas de criação de blog, mas, o recomendado é que você tenha um servidor próprio. Faça esse investimento, contrate uma hospedagem e faça instale o WordPress. Vai valer a pena lá na frente!

Mas atenção. Não use o WordPress.com, que é um serviço gratuito. Procure uma empresa de hospedagem em sites, contrate o serviço e tenha um blog WordPress, que é a melhor solução de blogs do mundo. Ele é utilizado por várias empresas, é bem consolidado, tem boas atualizações, é bem estável e não tem segredos!

Crie conteúdo

A segunda etapa importante para criar um blog de sucesso é entregar conteúdo de forma frequente. No começo, o mais recomendado é fazer isso uma vez por dia ou com uma intensidade um pouco maior. Algumas pessoas começam por dois posts ou três por semana, mas o papel maior é consistência e qualidade.

Consistência é conseguir cumpri o que foi proposto, ou seja, se a ideia é fazer dois artigos por semana, não faça menos que isso, e também não faça mais, para que a sua audiência se acostume a ver esse conteúdo. Outro ponto interessante é que, quanto mais conteúdo é publicado, mais portas se abrem para o Google descobrir o seu blog e te posicionar para várias palavras-chave.

Além disso, também é preciso escolher os assuntos que as pessoas estão buscando. Para isso você pode usar ferramentas como Keywordtool.io ou a própria ferramenta do Google, chamada Adwords, que vão te dar palavras-chave muito buscadas com as quais pode começar a trabalhar.

Por fim, é necessário dar valor ao conteúdo e, de fato, acabar com a dor da pessoa. Então, se o tema é “como criar um blog de sucesso”, é isso o que deve ser dito, citando o passo a passo, ensinando realmente o que foi prometido. Uma boa regra é digitar a palavra-chave do conteúdo no Google, vê os primeiros 10 resultados e fazer melhor que eles!

Aprenda SEO

Existem vários artigos e e-books dentro do blog da Agência Mestre, que podem contribuir de várias formas com o sucesso do seu blog. O SEO vai ajuda a elaboração dos títulos, fazer links internos entre os posts do blog, organizar as categorias de forma eficiente e também instalar plugins de WordPress, para que haja uma melhor performance e mais visibilidade junto ao Google. Então, aprenda SEO!

Faça reotimizações

Uma vez que um conteúdo foi publicado, depois de um tempo, nada impede que você o melhore. Ou seja, você pode voltar àquele post, vê o que teve de inovação sobre o assunto, ou quais conhecimento você tem para adicionar, fazer a atualização e publicá-lo novamente. Essa é uma forma muito útil de fornecer informação para sua audiência.

Use estatísticas

Faça o uso de dados e estatísticas, principalmente através da ferramenta Google Analytics, que é gratuita e também tem muito material no canal Fabio Ricotta e no site da Agência Mestre, onde você encontra conteúdos sobre como se pode mensurar o seu blog, quantas visitas chegam, quantas pessoas navegam, quais páginas que elas visitam, qual o navegado delas, se elas estão usando a caixinha de WordPress e até o que elas estão digitando na busca.

Isso tudo é formidável para o próximo passo, que é analisar as informações. Nessa parte, dê atenção para dados como: qual categoria do seu blog é mais movimentada e qual tipo de artigo é mais visto. Isso ajuda a ter novas ideias de conteúdo!

Trace metas

Como qualquer projeto, para criar um blog de sucesso as metas também são necessárias. Portanto, defina quantos artigos serão publicados, qual a quantidade de visitantes que você gostaria de ter e quantas pessoas, por mês, ou por semana, você quer que se inscrevam na newsletter, ou seja, pessoas que estarão na mailing list. Esses números são importantes para fazer melhoria contínua, escrever artigos melhores, fazer um trabalho de SEO bem feito, analisar adequadamente os dados, voltar e ter novos insights.

Então, para criar um blog de sucesso, não basta somente trabalho, você tem que ser organizado e seguir todo esse processo. Caso tenha alguma dúvida, escreva nos comentários e também se inscreva no canal Fabio Ricotta. Até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>