5 Dicas Garantidas Para Aumentar as Visitas do Seu Blog

Uma das perguntas que mais ouvimos dos blogueiros é: como aumentar as visitas no meu blog? Para responder essa questão tão recorrente, nosso CEO Fábio Ricotta gravou um vídeo especial com cinco dicas para aumentar o tráfego do seu blog.

Pense Sempre no Usuário

O primeiro passo para ter um blog de sucesso, é preocupar-se com a sua audiência. Isso mesmo! Você precisa entregar aos seus visitantes o melhor material possível, levando em consideração não apenas o conteúdo em si, mas também a velocidade de carregamento das páginas, a usabilidade do blog, a experiência de navegação e a satisfação das pessoas que visitaram seu site. Dessa forma, você consegue fazer com que as pessoas retornem com maior frequência ao seu blog.

Para testar a velocidade de carregamento do site, você pode utilizar a ferramenta WebPagetest, ou ainda a ferramenta Which loads faster para comparar seu blog com a concorrência. É muito importante que você teste a navegação e usabilidade do seu blog no computador, celular e tablet.

Configuração de Plugins

Como a grande maioria dos blogs são desenvolvidos no WordPress, nossa dica para quem usa essa plataforma, é fazer a configuração de plugins que auxiliam na otimização no blog. Dentre os mais importantes, recomendamos:

  • Plugin WordPress SEO by Yoast: um plugin completo para garantir que o SEO do seu blog fique sempre em dia;
  • Plugin de cache para que o seu blog carregue com maior velocidade. Existem vários no mercado, mas nós costumamos utilizar o W3 Total Cache ou o WP Super Cache, que são excelentes opções;
  • Por fim, utilize também um plugin de social, para que as pessoas consigam compartilhar facilmente seus conteúdos pela WEB. Não vamos indicar um plugin em específico, mas procure um que ofereça a opção de compartilhar o artigo pelo WhatsApp, caso a pessoa esteja acessando o blog via celular;

Citamos apenas esses, mas a verdade é que existem centenas de plugins de WordPress que podem ser utilizados para fazer com que o seu blog ganhe destaque e maior visibilidade. Basta procurar e você encontrará plugins para diversas aplicações.

Esteja Presente nas Redes Sociais

Depois de fazer todas as configurações necessárias para o seu blog rodar redondinho, é hora de pensar nas redes sociais. Facebook e Twitter são indicados para todos que possuem um blog e dependendo do seu nicho de mercado, também é importante estar presente no Instagram, Pinterest, Snapchat e até mesmo LinkedIn.

Redes Sociais

Uma vez que você cria uma conta em alguma rede social, é fundamental que você se preocupe de fato em publicar conteúdos de valor para as pessoas e interagir com todos que comentam ou enviam mensagens diretamente a você. As pessoas gostam de atenção e valorizam muito o trabalho de quem é prestativo.

Crie uma Lista de E-mails

Existem muitas pessoas que possuem um blog e que não aproveitam a oportunidade de capturar o e-mail daqueles que visitam seus conteúdos. Há diversas formas de conseguir o e-mail da sua audiência, sendo que as mais comuns são: convidar a pessoa a assinar sua newsletter, oferecer um e-book, uma aula gratuita ou qualquer outro material em troca do nome e e-mail da pessoa.

A partir do momento que você constrói uma lista de e-mails, você consegue trazer a pessoa de volta para o seu blog, divulgando os novos conteúdos produzidos diretamente no e-mail do seu lead. Para fazer isso de forma automática, você precisará de uma ferramenta de e-mail marketing para ajudá-lo nessas tarefas.

Crie Conteúdos de Qualidade

Tudo que é produzido com carinho e qualidade tem grandes chances de agradar sua audiência. Conteúdos que geram valor e que de fato acrescentam algo à vida das pessoas, são naturalmente compartilhados e podem até se tornar virais. Por isso, invista seu tempo em identificar o que as pessoas querem saber em seu nicho de mercado e então, entregue a elas o melhor conteúdo. Independentemente, se seu texto possui 500 ou 2500 palavras, o importante é que ele seja útil para as pessoas e que solucione a “dor” delas.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>