Blogs

Comentários no WordPress Gerando Conteúdo Duplicado

Por Ubiratan Cunha

Você é usuário de Wordpress e é aficionado por SEO? Já parou dezenas de vezes para implantar diversas técnicas mas nunca reparou em um probleminha técnico que o Wordpress possui em seus comentários. Confira neste artigo um dos problemas mais recentes, chamado de replytocom, que acaba gerando diversas páginas de conteúdo duplicado em seu blog. Aprenda sobre o problema e a como solucioná-lo.

Ubiratan Cunha

Comentários no WordPress Gerando Conteúdo Duplicado

Olá pessoal, hoje vou abordar dois probleminhas que muitas vezes passam despercebidos para quem usa o WordPress. Trata-se dos links com variável “?replytocom” e das indesejadas páginas de anexos.

O que são esses links com “?replytocom” no meu site?

Todo blog com WordPress possui uma função que permite que os usuários além de comentar numa postagem, também sejam capazes de responder a comentários de outros usuários clicando no link “Responder”.

Este recurso (threaded commenting) funciona com javascript, mas por acessibilidade existe uma opção de “fallback”. Ou seja, se o visitante não possui javascript habilitado ou se quem está acessando o site for um bot, o que ele verá será uma URL com os seguintes parâmetros:

http://www.seusite.com.br/nome-post/?replytocom=1

Ou seja, ao clicar neste link, a página será recarregada e seu comentário receberá um ID de número 1. O problema é que, em uma página com muitos comentários, o WordPress estará gerando dezenas de URLs que apontam para um mesmo artigo.

Isso pode gerar conteúdo duplicado? Qual o problema?

Tecnicamente este problema não deve gerar conteúdo duplicado, uma vez que o WordPress utiliza “canonical” na página e “nofollow” nestes links.

Entretanto isso gera uma grande quantidade de “crawling” desnecessário na página e em alguns casos, erros são exibidos no seu painel do Webmaster Tools.

Outro resultado indesejado ocorre no caso de links ganhos para estas URLs. Se um grande site fizesse um link para você e referenciasse esta URL, você não se beneficiaria, uma vez que estes links possuem nofollow.

Para resolver o problema o pessoal da Yoast, responsável pelo plugin WordPress SEO (o qual recomendamos fortemente que utilize), trouxe uma solução para o problema. Trata-se da opção: Remover as variáveis ?replytocom. Isto pode ser habilitado em SEO > Links Permanentes.

O que essa opção faz?

É simples… Com esta opção habilitada o plugin irá reescrever esta variável substituindo o ?replytocom por #comment-1. Ou seja a nossa URL ficaria assim:

http://www.seusite.com.br/nome-post/#comment-1

O detalhe é que o Google não indexa nada que é exibido após a “#”. Ou seja, o problema de criação de URLs desnecessárias estaria resolvido.

Este recurso está disponível apenas a partir da versão 1.3.3 do plugin WordPress SEO. Portanto, lembre-se de verificar se o mesmo está atualizado.

Resolvendo o problema sem o uso do plugin

Uma outra opção, para quem não deseja instalar a ferramenta citada acima, é fazer os ajustes via Webmaster Tools. Confira nas imagens abaixo:

Configuração > Parâmetros de URL

Edição de Parâmetro

Pronto! Agora todo parâmetro “?replytocom” não será mais rastreado.

Páginas de anexos

Aproveitando que estamos falando sobre as opções presentes na aba “Links Permanentes” do WordPress SEO, aproveito para lembrá-los de habilitar a opção “Redirecionar URLs de anexos para as URLs de seus posts pais.

Por que habilitar esse redirecionamento?

As imagens carregadas no WordPress são salvas no banco de dados como se fossem posts. Ou seja, elas possuem uma página própria onde são exibidas juntamente com seu título e nada mais.

Não é preciso saber muito de SEO para entender que para o Google estas páginas não possuem qualidade nenhum, no que se refere a conteúdo. E pior, se não redirecionadas, elas passam a ser indexadas.

Para resolver este problema a solução é bem simples. Basta habilitar a opção mostrada acima e o plugin irá criar redirecionamentos 301 nestas imagens, levando o usuário de volta para o artigo onde elas se encontram.

Como pode ver, essas são dicas simples, mas que podem ajudar o Google a melhor entender suas páginas.

Um grande abraço e até a próxima!

LEIA MAIS

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Comentários
  1. Avatar

    Acompanho com frequência o trabalho de vocês. Tenho um site e nele produzo conteúdo relevante, cerca de 2 a 3 artigos diários. Após publicar no site, cerca de 10 dias depois (disseram para fazer isso para dar tempo de a página ser indexada pelos buscadores), publicamos num outro site, muito mais antigo e renomado. Nas buscas que faço por trecho exato ou por palavra-chave, o artigo no outro site está sempre no topo, e o resultado do meu site original não aparece. Meu site é recente (-6 meses). O que está havendo? O site da primeira publicação conta neste caso? É o único fator, ou outros fatores também são levados em conta (como a reputação do site)? Meu site não tem punição aparentemente. Posso ser punido, mesmo que o outro site esteja “duplicando” conteúdo, e não eu? Percebi este problema mesmo vendo que o Google indexou o posto do meu site vários dias antes de indexar o post do outro site. Depois de 6 meses e de sair da sandbox, meus artigos estarão mais bem posicionados que o do site “concorrente”? Agradeço a atenção!

  2. Avatar

    Muito importante essa recomendação, pequenos ajustes no final trazem um bom resultado em estratégias de SEO. Só que não deu pra visualizar as screenshots do artigo, as imagens estão fora do ar…

  3. Avatar

    Eu habilitei agora.

    Não sabia dessas possibilidades de acontecimentos em blogs WordPress.

    Muito obrigado pelas dicas.

    Paz e Sucesso!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?