15 Plugins de WordPress que Mudarão Sua Vida

Wordpress Plugins para Mudar Vida

Olá leitores da Mestre,

Sou um dos mundialmente apaixonados por WordPress. Desde que conheci a plataforma há alguns anos, comecei a adotá-la em meus projetos. Aqui na Mestre não foi diferente. Sempre que precisávamos de um site ou blog, a opção era sempre escolher o WordPress e agora, quando temos o trabalho de criação de sites disponível na Mestre, usamos em 100% dos projetos o WordPress pelo dinamismo, atualizações e plugins.

Desta forma, resolvi listar para vocês a melhor seleção de plugins que conheço para mudar a sua vida. Vale lembrar que nem sempre você precisará instalar todos, mas vale ao menos um teste!

Vamos à lista?

Yoast SEO / WordPress SEO

Yoast SEO
Para mim, o melhor plugin de SEO que já utilizei ao longo dos anos é o do Yoast e por isto decidi iniciar a lista com ele. Hoje em dia o plugin Yoast SEO reúne diversas funcionalidades como habilidade de criar títulos, meta descriptions para posts, páginas ou categorias. Também possui a criação de Sitemap.XML, edição de robots.txt, definição de meta tags para mídias sociais. Recentemente eles integraram com o Search Console, mostrando quais são os erros do seu site.

Realmente, é o melhor plugin de SEO e recomendo! Baixe ele agora mesmo!

Safe Redirect Manager

Safe Redirect Manager
Está na busca por um bom plugin que pode gerenciar os seus redirecionamentos? Eu também estava até encontrar o Safe Redirect Manager. Com ele não precisamos alterar o arquivo .htaccess para conseguir redirecionar um ou vários arquivos. O interessante é que ele suporta expressões regulares (happy dance).

Para quem trabalha com SEO, este plugin é mandatório.

Social Metrics Tracker

Social Metrics Tracker
Este é um plugin que gosto muito e me ajuda a ter uma visão melhor do que é popular nos projetos que temos. Ele cria um deshboard com 3 colunas, trazendo compartilhamentos sociais, visitas e comentários. Você pode ainda utilizar estes dados para exibir em seu site ou ainda listar as publicações mais relevantes baseado nos critérios. É um plugin muito interessate!

Sucuri Security

Sucuri Security
Por ter uma vasta utilização mundial, o WordPress sofre muitas tentativas de ataque e vários profissionais maliciosos ou não tentam, todos os dias, encontrar brechas no software, seja para explorar a falha ou para relatar a falha à comunidade. Desta forma, precisamos ter um plugin que verifique o quão vulnerável está a nossa instalação do WordPress. É aí que entra o Sucuri Security, que analista arquivos no servidor, avalia senhas que você usa, indica pontos de melhoria e até tenta identificar malware em seu wordpress.

Este é um ótimo plugin para instalar e deixar ativo em seus projetos!

Clef Two-Factor Authentication

WP Two Factor
Uma das tendências de segurança é apontar para a autenticação de dois fatores, aquela que usa senha e mais outro modelo, como SMS. Tanto o Google quanto o Facebook já possuem um sistema como este para você utilizar os seus serviços. A ideia pode ser colocada em prática em seus projetos WordPress através deste plugin!

Jetpack

Jetpack
Se o WordPress SEO do Yoast é o plugin de SEO que reúne diversas funcionalidades dentro dele, o Jetpack é a mesma filosofia de múltiplas funcionalidades. Existem várias funcionalidades para customização visual, como galeria, formulário de contato, sistema para scroll infinito. Disponibiliza ainda uma funcionalidade de tema para dispositivos móveis, além de permitir outras funcionalidades para publicação de posts. Com o plugin você também tem acesso à botões sociais, artigos relacionados e CDN para fotos, tornando o site mais rápido.

WP Super Cache

WP Super Cache
O WP Super Cache armazena as suas páginas em seu servidor, facilitando quando um novo usuário acessa tal página, fazendo com que ele receba a página que já foi processada, evitando assim a carga no servidor. Existem vários plugins que fazem este sistema de cache, mas este é o mais simples e efetivo de usar.

Recomendo que você instale em todos os seus projetos.

Autoptimize

Este plugin é um complemento ao WP Super Cache, ficando encarregado em comprimir seus arquivos CSS, Javascript e HTML, algo que o WP Super Cache não faz. Desta forma, instale também este plugin em todos os seus projetos, como uma forma complementar ao WP Super Cache.

Google Analytics by Yoast

Google Analytics
Se você não é muito chegado à código HTML e prefere executar algumas funções por plugin mesmo, pode instalar o Google Analytics by Yoast para colocar o código em todas as suas páginas e também mantém o código sempre muito atualizado.

Este é outro plugin que usamos 100% dos casos para agilizar o processo. Instale ele hoje mesmo!

RICG Responsive Images

RICG Responsive Images
Também na preocupação de desempenho do site, o RICG Responsive Images, automatiza a exibição de imagens responsivas através da da opção de no momento do upload da imagem, criar todas as versões (tamanhos) necessários. Em seguida, para cada imagem, ele inclui os vários tamanhos através do atributo “srcset”. Assim, cada dispositivo apenas requisita a imagem mais apropriada para o tamanho da sua tela.

Com certeza os seus usuários irão agradecer esta ajuda no carregamento do site.

Zero Spam

Zero Spam
A ideia deste plugin é melhorar mais ainda o controle de spam que você recebe em comentários ou formulários do seu site. Basta instalar e aproveitar. Ele não inclui qualquer captcha, simplesmente por entender que o captcha não deve ser um problema das pessoas, mas sim dos robôs.

Recomendo fortemente a instalação se você for operar com muito conteúdo no seu site, pois isto atrai muitos robôs que tentam incluir comentários spam em seu site.

SumoMe

SumoMe
Este é meio plugin e meio serviço da web. O SumoMe permite que você crie diversos tipos de caixas e elementos para captação de emails. Formas conhecidas como barra superior, aparição de caixa de captura na parte inferir quando o usuário termina de ler o artigo ou outros elementos, são completamente possíveis com este plugin.

Se você está iniciando e não tem muito “braço” para criar todos os seus elementos de captação de emails, use o SumoMe para agilizar o processo.

Exit-Intent Popups by OptiMonk

Exit-Intent Popups
Você já viu aquelas popups que aparecem quando você vai na aba do navegador fechar aquele site? Então, estas são as chamadas “exit popups”. Para quem está bem envolvido com geração de leads ou é assíduo em conquistar o cliente por todas as frentes, este é um plugin excelente para este tipo de popup. Vale a pena testá-lo.

Edit Flow

Edit Flow
Você trabalha em equipe no seu WordPress? Este é o plugin ideal para você! Com ele você tem acesso à um calendário que todos os colaboradores possuem acesso também, podendo deixar notificações, além de criar novos tipos de status para cada um dos artigos e até mesmo colocar em modo aprovação para o editor do “portal”.

É um plugin bem interessante se você tiver um time e uma organização para a publicação de conteúdo.

Commenter Emails

Commenter Emails
Este plugin é ótimo também para quem gosta de relacionamento com audiência pois ele permite que você, de forma organizada, baixe toda a lista de nomes e emails dos que comentaram em seu site/blog. É uma boa forma para ter acesso aos que relacionaram com o site. Fica a dica!

E aí, gostou das sugestões? Não viu algum plugin na lista? Deixe a sua sugestão nos comentários!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

25 Comentários para “15 Plugins de WordPress que Mudarão Sua Vida”

  1. Flavio

    Bom dia Fábio, agora sim estou gostando de ver os conteúdos que estão compartilhando. Sentia falta da antiga mestre seo que dava prioridade ao compartilhamento de informações relevantes. Os plugins citados acima alguns eu já conhecia outros não. TOP já estou tentando alguns. Abraços

    Responder
  2. Deivide

    Muito bom!
    Quando comecei a trabalhar com WordPress, julgava antes de conhecer esse poderoso CMS, depois de um tempo, percebi o quanto o WP é bom. Hoje, dou prioridade quando preciso criar algum site. Até faço a cabeça do cliente quando ele vem com algum outro CMS, porque realmente o WordPress é disparado o melhor. Muito obrigado por essa lista, têm vários plugins que não conhecia e que com certeza será útil nos meus projetos.

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Oi Augusto! Tudo bem contigo?

      Então, eu acho o WP Super Cache muito mais fácil de configurar e gosto da união com o Autoptimize. NO W3 eu tive muitos problemas com compatibilidade de servidor e algumas opções acabavam por não funcionar 100%. Aí, no final das contas, com o WP Super Cache, consegui executar mais elementos e ganhar melhores tempos de carregamento (e notas do Pagespeed).

      Um abraço!

      Responder
      • Augusto Botossi

        Tudo certo Fábio, felizmente. Obrigado pelo retorno. Vou aproveitar e fazer uns testes no final de semana com essa combinação. Agora que o site está todo em HTTPS e com tudo funcionando, o que der para melhorar no carregamento, com certeza será válido!

        [ ]’s

        Responder
  3. Ricardo

    Olá, Fábio.

    Muito boa sua matéria, e me ajudou bastante tbm.

    Gostaria de saber, se vc tem uma dica de um plugin social? Por exemplo, precisaria fazer uma só postagem para que aparecesse nas principais redes, Fb, G+, Twitter e Instagram. Tem essa dica ?

    Obrigado.
    Abraço.

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Olá Del,

      Não recomendo usar o WordPress SEO do Yoast e o All-in-One SEO pack por exemplo. Eles devem entrar em conflito.

      Um abração!

      Responder
  4. Marcos

    Gostei Fábio!

    Conhecia a maioria, mas, surgiram outros que são novidades e pelo que me parece também muito bons! Então, agora é testar e testar, afinal esse é o segredo. Muito obrigado pelas recomendações e um grande abraço..

    Responder
  5. Alessandro

    Eu tive um problema com o plugin WP super cache, depois que instalei-o meu site desconfigurou após ativá-lo no Htacess, por isso prefiro o W3 total cache.

    Responder
  6. João Cisneiro

    Fábio, grande e jovem mesre, muito obrigado por estar compartilhando vosso conhecimento comigo e a galera. Como seu ex-aluno só tenho elogios e agradecimentos. Boas Oportunidades! Sucesso!

    Responder
  7. Ralph Solera

    Fabio eu tenho um blog que migrei a URL e apesar dos posts terem sido movidos corretamente, eles perderam os likes e comentarios… sabe de um plugin que recupere isso (se é que existe rs)…?

    Responder
  8. Franco

    Galera, instalei o Autoptimize e o page speed insights disse que piorei 5% minha velocidade. Achei o resultado controverso e resolvi vir conhecer a opinião de vocês. O que acham?

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Muito estranho Franco. Você configurou ele certinho? Qual a sua URL?

      Chegou a instalar o WP Super Cache com ele?

      Estes 5% você mensurou como? O Pagespeed Insights não dá o tempo de carregamento.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>