Wikipédia a Favor do SEO do seu Site

{+}Olá leitores da Agência Mestre!

user_login . “\n”;
echo ‘User email: ‘ . $current_user->user_email . “\n”;
echo ‘User level: ‘ . $current_user->user_level . “\n”;
echo ‘User first name: ‘ . $current_user->user_firstname . “\n”;
echo ‘User last name: ‘ . $current_user->user_lastname . “\n”;
echo ‘User display name: ‘ . $current_user->display_name . “\n”;
echo ‘User ID: ‘ . $current_user->ID . “\n”;

?>

Muitas vezes, ao fazer o acompanhamento de keywords de um site, podemos verificar que para algumas pesquisas as páginas da Wikipédia estão entre os primeiros resultados, muitas das vezes antes de páginas bem mais relevantes. Por exemplo, para a pesquisa “bonsai”:

pesquisas bonsai

O primeiro resultado é a página sobre bonsais da Wikipédia, seguida de um site que tem como seu foco principal o bonsai e seu cultivo. É bem provável que a segunda opção tenha bem mais informações que a primeira.

Por ser um ponto forte de referência em diversos assuntos, as páginas da  Wikipédia recebem uma grande quantidade de links de blogs / fóruns e sites, além de contar com uma estrutura de links internos muito bem elaborada – que favorece tanto aos usuários como a própria distribuição de pagerank entre suas páginas.

Como você já deve ter reparado, a grande maioria dos artigos da Wikipédia têm uma grande quantidade de links internos com âncoras bem selecionadas. Ainda utilizando o exemplo do bonsai, sua página:

bonsai wikipedia

Além de utilizar textos âncora bem selecionados para fazer os links para outros artigos, esse recurso também é usado para a navegação interna do artigo, através do “Índice” contido no começo de cada página.

Mas como utilizar a Wikipédia a favor do SEO de outros sites?

Fonte de Tráfego

Cada página da Wikipédia recebe vários links de blogs / fóruns e sites de assuntos relacionados à ela. Embora você não possa aproveitar da força dos links para incrementar seu pagerank (a Wikipédia usa o atributo rel=”nofollow” nos links externos), você pode obter um bom tráfego para as páginas do seu site ao conseguir inserir um link como uma ligação externa ou fonte de referência.

Mas, para inserir links na Wikipédia é ideal que você se torne um editor e siga alguns passos básicos. Aliás, mais a frente vou passar algumas dicas de como alterar as páginas da Wikipédia sem chamar a atenção.

Como Desrankear Páginas da Wikipédia

Investigue os Links

Primeiramente, é necessário descobrir quais os links de entrada para a página que você deseja desrankear. A forma mais rápida de fazer isso é utilizar o Yahoo Site Explorer. Ainda usando como exemplo a página de bonsai, temos:

yahoo site explorer wikipedia

Na área de resultados são exibidas tanto as páginas de outros domínios quanto as da própria Wikipédia que fazem links para a página que você deseja investigar.

Retirando os Links Internos

Como já foi ressaltado, um dos pontos fortes da Wikipédia é justamente a estrutura de link building que ela utiliza. Portanto, uma das maneiras de fazer com que seu site apareça antes de uma determinada página da Wikipédia é tentar fazer com que essa página não receba mais tantos links quanto antes e uma das maneiras de fazer isso é retirar os links internos.

Verifique os outros artigos que fazem links para a página que você deseja resrankear e retire os links. Entretanto, assim como a inserção de links, a retirada também deve ser cautelosa e lenta, para não levantar suspeitas.

Verifique os Links de Outros Domínios

Como já foi dito, a grande maioria dos links de entrada das páginas da Wikipédia são de blogs e fóruns e é bem provavél que você possa utilizar essas páginas como fontes de links para o seu site. A intenção aqui não é apenas obter liks relacionados, mas sim obter os mesmos links obtidos pela página da Wikipédia. Ou seja, ter a mesma relevância que a página que se deseja desrankear.

Como Alterar a Wikipédia

Torne-se um Editor

Não é necessário tornar-se um editor para fazer alterações em uma página. Entretanto, da mesma maneira que nas redes sociais, os perfis de editor da Wikipédia tem um “karma” agregado.

Sempre que você faz alterações nas páginas e essas alterações são relevantes, se todo conteúdo que você insere é importante e de boa qualidade, melhor para o seu perfil.

Não há a necessidade de fazer alterações constantes, mas basta que as poucas alterações que você faça sejam relevantes – dessa maneira você desenvolve uma boa reputação como editor.

Adicionando ou Retirando Links

Se sua finalidade é inserir links, primeiramente se preocupe em colaborar com conteúdo – e conteúdo de qualidade. Você não precisa escrever um livro para conseguir colocar um link na Wikipédia, mas tem que se preocupar com a linguagem utilizada, erros de gramática / ortográfica, imparcialidade no assunto e, principalmente, tomar cuidado para que o conteúdo não se torne SPAM. Jamais faça textos unicamente para promover a sua marca ou site.

Se sua intenção é retirar links, preocupe-se em fazer isso de maneira gradual e não focada – ou seja, não faça apenas isso e não retire todos os links de uma vez. Além do mais, tome cuidado com os links que você pretende retirar.

Utilizar a Wikipédia como um fator à favor do seu site como uma fonte de tráfego ou tentar enfraquecer as páginas que competem com seu conteúdo não são práticas muito utilizadas. Entretanto, podem ser muito úteis. Você já havia utilizado uma dessas técnicas? Se sim, que resultados obteve? Deixe seu recado e conte-nos o que achou sobre o uso da Wikipédia em SEO.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

8 Comentários para “Wikipédia a Favor do SEO do seu Site”

  1. Castro

    Isto não é errado? Não seria melhor agregar mais contéudo ao seu site de bonsai , se integrar mais na comunidade relacionada ao assunto com as redes sociais ?

    Me parece meio “anti-ético” …

    Responder
  2. lmdiasbr

    Sinceramente, tornar-se editor do Wikpedia para tentar remover links internos e criar conteúdo para inserir links para um site próprio é uma atitude anti-ética e completamente fora do intuito do site. É como se o link fosse comprado e não merecido.

    Espero que nunca precise agir desta maneira para que meu site tenha sucesso nos rankings. O que foi ensinado aqui eu considero como Black Hat, apesar de não deteriorar os rankings de um site.

    Responder
  3. Pablo Almeida

    Não sei se “desrankear” a Wikipédia seria legal por questões éticas e tudo mais. Meio “Gray Hat” isso, hein! :D

    Esse tempo poderia ser melhor investido em otimização on-page e em geração de conteúdo no seu site.

    Pra você melhorar sua popularidade, você pode investir em ações off-line que seja pensadas p/ integração com a Web. Isso pode melhorar seu CTR na busca orgânica. Não é fácil, mas é possível…além disso, você evita certos riscos de ser “punido” na comunidade da Wikipédia!

    SEO é longo prazo! :)

    Responder
  4. Fabiane Lima

    Em primeiro lugar, obrigada pelos comentários, pessoal!

    O Pablo está certo, com certeza essa é uma técnica gray hat. Entretanto, é válido estar informado sobre técnicas já utilizadas, sendo elas questionáveis ou não. Técnicas questionáveis geralmente podem ser adaptadas para fins mais nobres.

    No caso da inserção de links nas páginas da Wiki, partindo da premissa que o conteúdo para o qual você pretende montar links é de boa qualidade e completo, nada mais justo que complementar a página equivalente na Wikipédia sobre o assunto ou mesmo montá-la (caso não exista) e inserir seus links – afinal de contas, sua página não deixou de ser uma referência.

    Quanto à retirada de links internos da Wikipédia. Vale lembrar que uma grande quantidade de páginas têm conteúdo incompleto e deveras impreciso – e muitas delas têm ótimos rankings mais pela quantidade de links que recebe do que pela qualidade do conteúdo. Nesse caso, é interessante saber que existe uma maneira de enfraquecer esse tipo de página, ou complementar, se for o caso.

    O último ponto que gostaria de abordar é que, da mesma maneira que apoiar-se unicamente em uma técnica para levantar os rankings de um site não é algo válido (divulgações em excesso em sites de social media e comentários demasiados em blogs/fóruns de assuntos relacionados podem ser considerdos spam, por exemplo), abusar de técnicas questionáveis também não é nada interessante. Uma coisa é inserir alguns links e retirar outros, outra é utilizar esses dois recursos em massa – retirando ou inserindo uma imensa quantidade de links de diversas páginas.

    No mais, agradeço novamente a participação do pessoal nos comentários. Afinal de contas, uma das finalidades é justamente essa: promover discussões e interação com aqueles que, assim como o pessoal da Agência Mestre, se interessa pelo assunto. =D

    Responder
  5. Pablo Almeida

    Fabiane, me esclarece uma coisa.

    Você falou para retirar links da Wikipedia. Esses links são os internos, correto? Assim essas páginas perdem a força da linkagem interna, né? Imagino que seja isso, pois os links externos possuem nofollow.

    Andei lendo num blog gringo que links com nofollow estavam passando juice. Mesmo que seja ínfimo, como informaram. Desconfio profundamente que isso aconteça, porque senão a Web inteira vai perder a força daqui um tempo…seja p/ controlar spam ou pra fazer pagerank sculpting. E aí, como ficará a questão da relevancia? :)

    De fato tem resultados da Wikipedia que não merecem estar à frente mesmo, pois é ridículo. Só vale ressaltar que o Google já revelou que prioriza grandes marcas. Que é o que a Wikipedia se tornou…além de toda geração de conteúdo que eles tanto amam! :D

    Abraço!

    Responder
    • Fábio Ricotta

      Eu pensaria bem em duas vertentes Pablo.

      1) Enfraquecer a linkagem interna da Wikipedia pode ajudar a diminuir o juice que ela recebe e sabemos muito bem que a Wikipedia se aproveita muito bem deste fato.

      2) A remoção de links externos também pode ser utilizada, pois o Google passa juice pelos links nofollow sim. A nova filosofia dos links com nofollow está mais para não comprometer o seu “trust” caso o website linkado seja spam.

      Espero ter ajudado na discussão.

      Responder
  6. Castro

    Concordo com a Fabi, desde que o conteudo da pagina que você queira “desrankear” seja inferior ao seu , acredito que esta tecnica seja muito nobre.
    boa resposta …

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>