SEO para PME – Top 10 Dicas para Você Seguir

{+}

Dicas de SEO para as PMEs

Sempre vejo muita gente inventando diversas estratégias mirabolantes e funcionais para SEO, mas que, sinceramente, não se aplicam ao dia a dia de quem trabalha com PME (Pequenas e Médias Empresas).

São tantas informações e técnicas que os Analistas SEO absorvem ao longo de cada dia que acabam ficando perdidos, sem entender exatamente o que aplicar e quando aplicar. Esse post é voltado especialmente para você que trabalha com SEO para PME onde pequenas, e não menos importantes, alterações fazem uma grande diferença.

Top 10 dicas sobre SEO para PME

  1. Conteúdo
  2. Meta tags e Títulos
  3. Tags Headings
  4. Categorias e Arquitetura de Informação
  5. URL Amigável
  6. Breadcrumb
  7. Local Search
  8. Linkagem Interna
  9. Usabilidade e Design
  10. Compartilhamento (Mídias Sociais)
  11. Bônus: Mensuração


1. Conteúdo

Conteúdo é a base principal de um bom site. O UOL viveu muitos anos com um layout antigo e desatualizado (alterado recentemente) e mesmo assim sempre foi um dos portais mais acessados no Brasil graças ao seu conteúdo.

Uma dica importante quando o assunto é conteúdo para PME, é evitar muito “bla bla bla” que não diz nada para o usuário, como por exemplo, páginas com missão, visão ou qualquer coisa similar sobre sua empresa.

Foque em algo que realmente diga qual o seu negócio, destaque quais são os serviços diferenciados e assim por diante. Venda sua empresa através de palavras. Convença o usuário sobre a qualidade e a credibilidade da sua empresa. Business, my friend!

Cria uma página de produto atrativa com fotos e vídeos bem produzidos. Abra espaço para o consumidor. Insira um ranking com espaço para comentários onde o usuário poderá dizer o que achou (isso irá um conteúdo único e exclusivo na sua página com as opiniões dos consumidores). Por fim, crie um box com produtos relacionados e ajude o usuário a continuar navegando no site.

O Cassiano Travareli ministrou uma palestra no ExpOn onde ele conseguiu exemplificar com maestria a diferença entre um “Texto de Conteúdo” e uma “Página de Conteúdo”. Observe na imagem abaixo que não importa apenas você ter um ótimo texto, é preciso também trabalhar a página para oferecer ao usuário uma boa experiência no seu site. Acredite, isso realmente funciona!

Página de Qualidade - SEO para PME

A Agência Mestre também já gravou um MestreCast sobre conteúdo e, independente de ser uma PME ou não, recomendo que ouçam as dicas com bastante atenção e não hesitem em aplicar as alteraçoes no site.

Mestre Cast sobre Conteúdo – Agência Mestre

Por fim, para finalizar o assunto sobre conteúdo para PME e a importância com SEO, nada melhor que Matt Cuts (engenheiro chefe do time de qualidade do Google) para falar sobre: “O que é mais importante: conteúdo ou links?”.


2. Meta Tags e Títulos

Criar meta tags qualquer um cria, mas acredite, criar meta tags de qualidade, com uma linguagem clara, objetiva e principalmente informativa, pouca gente tem a capacidade de fazer. Na verdade não diria necessariamente capacidade, mas sim paciência.

Eu poderia dizer que criar meta tags é quase uma arte, uma verdadeira arte! No título, por exemplo, você tem cerca de 70 caracteres para escrever sobre o que a página se refere e ainda inserir a marca da empresa (claro que tudo bem amarrado, com uma meta description bem amarrada e chamando o usuário para visitar seu site).

A Agência Mestre tem um post que explica muito bem sobre o uso das meta tags para SEO relacionando a quantidade de caracteres com a qualidade:
Meta Tags SEO: Quantidade e Qualidade – Agência Mestre

Se você é uma PME ou trabalha para uma, tenha muita calma e produza meta tags que realmente funcionem. Elas ajudam, e muito, no ranking em um curto espaço de tempo. Se eu fosse você, eu daria mais atenção para elas.


3. Tags Headings

Certamente você já ouviu falar sobre as tags h1, h2 e assim por diante, certo? Se ainda não conhece, não entre em pânico e leia sobre elas no post da Agência Mestre (Tags Headings e a Sua Importância no SEO).

Essas tags são muito importante quando o assunto é SEO e, assim como as meta tags, as vezes pequenos ajustes trazem ótimos resultados. Na maioria dos casos, vemos sites de PME sem utilizar esse tipo de marcação ou a utilizam de forma errada.

Infelizmente, se o site já está no ar, mudar essa estrutura poderá trazer um pouco de trabalho, mas não desista e siga em frente na modificação. Tenha certeza que após a implementação correta o resultado será muito satisfatório, seja você uma PME ou uma agência que presta serviço de SEO para PME.

Novamente, indico dois vídeos do Matt Cutts que falam sobre as Tags Headings:

A ordem das Tags H importa?

Mais de um h1 em uma página: Bom ou ruim? (More than one H1 on a page: good or bad?)


4. Categorias e Arquitetura de Informação

Esse é um dos assuntos que mais gosto de trabalhar. Independente de se trabalhar para uma PME as categorias e a arquitetura de informação de um site realmente precisam ser pensadas com calma e estruturadas de forma correta.

Quando você tem em mãos uma estrutura correta, com informações devidamente categorizadas e arquitetadas, a navegação do usuário flui de forma natural, assim como também irá fluir para o robô de busca. Acredite: os robôs de busca gostam de sites que trazem uma boa experiência para o usuário.

Para entender melhor sobre a arquitetura de informação para SEO, sugiro a leitura de três posts e em seguida, que assistam o vídeo do Matt Cutts explicando melhor sobre o que o robô do Google prefere.

Arquitetura do Site e SEO – Agência Mestre
Site Architecture for SEO – SEOMoz
Solving Site Architecture Issues For SEO – SEO Gadget

Qual é a estrutura preferida para o site? (What’s a preferred site structure?)


5. URL Amigável

Analise a URL: www.mestreseo.com/?cat=32&art=100

Você saberia me dizer sobre qual assunto essa página trata? Certamente você não faz a menor ideia, mas se você olhar para a URL escrita de forma amigável “www.mestreseo.com/artigos/seo-para-pme” ela será facilmente compreendida, certo?

Ou seja, a URL amigável (aliada à uma boa arquitetura de informação e categorização) ajuda e muito, tanto o robô de busca quanto o usuário a entender sobre o que aquele página se refere. Geralmente esse tipo de implementação não demanda muito tempo e também traz ótimos resultados em curto prazo.

Com certeza um site de PME com URL amigável estará a frente de muitos concorrentes. Não perca mais tempo. Mãos à obra!

Artigos recomendados sobre URL Amigável
Otimização da Estrutura das URLs – Agência Mestre
.htaccess e RewriteCond para Redirecionamento de URLs com Parâmetros – Agência Mestre

Arquitetura de URLs – Qual é a Melhor Estrutura?


6. Breadcrumb

Pouca gente sabe da existência dos breadcrumbs, mas com certeza é um item importante para a experiência do usuário e navegação.

Breadcrumb - SEO para PME

Quando não temos uma boa arquitetura de informação o breadcrumb acaba perdendo sua função e, antes de pensar nesse item, é preciso revisar toda a arquitetura (item 4).

Com a arquitetura trabalhada de forma correta, o breadcrumb melhora a experiência do usuário identificando facilmente os níveis de navegação dentro do site, além de auxiliar na linkagem interna do site (item que falaremos mais abaixo).

Para que você possa entender melhor como usar os breadcrumbs nos sites para PME, selecionei três artigos que ilustram a sua importância e como, por exemplo, o Google tem usado essa funcionalidade para melhorar a página de resultado e a forma que ele exibe o seu site.

Breadcrumb Navigation – Não Perca seu Cliente – Agência Mestre
Breadcrumbs: Everything About Breadcrumbs & SEO – Search Engine Journal
Breadcrumb Links: Good or Bad for SEO? – Davecain

Porque o breadcrumb não aparece no meu site quando faço uma pesquisa no Google?


7. Local Search

Local Search… Ah, Local Search! Essa é uma das dicas mais valiosas deste post sobre SEO para PME. Através de uma rápida configuração no Google Places você é capaz de chegar as primeiras colocações do Google em questão de segundos.

Se você sabe o que fazer, não perca tempo e corra para atualizar ou fazer o cadastro da sua empresa no Google Places. Caso não saiba sobre o que estou falando, a Agência Mestre tem dois artigos que irão lhe ajudar:

Local Search – Tire Proveito das Buscas Locais – Agência Mestre
ExpOn 2011 – Palestra sobre Local Search – Agência Mestre


8. Linkagem Interna

Sim! Faça links com textos ancoras exatos de uma página para outra. Mas calma, nada de sair fazendo de qualquer forma, inserindo no footer ou escondido com a mesma cor da letra e do fundo, ok?

Faça de forma natural. Insira o link no corpo do texto. Crie, por exemplo, um paragrafo que fale sobre a PME e cite alguns produtos que ela vende, inserindo links em cada nome do produto para as suas respectivas páginas.

Isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição (uma métrica temida por muitos) e ainda ajuda a subir no ranking.

Internal Links – SEOMoz
Link Building: Aumente o Pagerank com Links Internos – Agência Mestre


9. Usabilidade e Design

Desculpe ter feito você chegar até aqui, citando diversas técnicas de SEO, se o layout do site da PME é ruim.

Certamente você não gosta de acessar um site e se deparar com um layout desatualizado, difícil de navegar e mal estrutura, certo? Acredite, ninguém gosta! Pense no usuário, pense em como ele irá se comportar ao visualizar o layout atual e caso ache realmente que está bom, faça um teste a/b (você irá se surpreender!).

Para não perder o costume, abaixo seguem dois posts que falam um pouco mais sobre o SEO, Design e Usabilidade – itens fundamentais para você se destacar entre as PMEs que normalmente não possuem layouts atualizados e pensados com foco na experiência do usuário.

SEO x Design: Uma União Imbatível – Domicio Neto
7 Dicas de SEO para Usabilidade – Agência Mestre


10. Compartilhamento (Mídias Sociais)

Compartilhe, compartilhe e compartilhe! Isso é o máximo de dica que posso lhe dizer quando o assunto é tornar sua empresa conhecida na internet.

Insira os botões de mídias sociais (não acredito que seu site ainda não tinha) e não se esqueça do Google +1 (Plus One). Sim, eu sei que ele não está sendo muito acessado, mas é um fator importante que ajuda a rankear muito rapidamente o seu site e aumenta o CTR nas buscas em que o seu site aparece na página do Google.

Social Media Influenciando o Google – Agência Mestre


Bônus: Mensuração, a base de tudo

Esse é um assunto extra que na verdade não irá influenciar diretamente no ranking de nenhum buscador, seja você uma PME ou não. Porém, a etapa de mensuração e análise é importante para você entender como o usuário se comporta no seu site e também ter insights (idéias) sobre novos assuntos a serem abordados.

E não se esqueça, só através da mensuração dos dados você poderá saber se as suas técnicas de SEO estão trazendo resultados ou não.

Resumindo: se você ainda não tem o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de web analytics instalada no site, sugiro que faça isso o mais rápido possível. Caso você já tenha o Google Analytics configurado, sugiro que acesse duas páginas com muito conteúdo para você explorar melhor tudo o que o GA tem para lhe oferecer.
Categoria – Google Analytics – Agência Mestre
Categoria – Google Analytics – Domicio Neto

Curso de SEO Gratuito

Ainda ficou meio perdido no meio de tanta informação? O Fábio Ricotta publicou uma apresentação com mais de 350 slides repletos de conteúdo você que quer aprender mais sobre SEO.

Curso de SEO
View more presentations from Fábio Ricotta

CONTATE-NOS

Se você é uma PME e está procurando uma empresa para fazer a otimização do site não hesite em entrar em contato com a Agência Mestre. Solicite um orçamento.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “SEO para PME – Top 10 Dicas para Você Seguir”

  1. tarsis

    Podiam colocar um vídeo traduzido ou então com legenda, para os que não entendem inglês! Não tem nada parecido para mim, que sou fluente na lingua?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>