Análise de Visitantes de Redes Sociais com Google Analytics

{+}

Análise de Redes Sociais com Google Analytics

Como todo tipo de trabalho que se desenvolve, também a interação em redes sociais deve ser medida e analisada. Felizmente, o Google Analytics oferece maneiras de analisar esse grupo de visitantes e proporciona indicações de como reagir a eles, de forma a melhorar a experiência que eles tem no site.

Para tanto, estar familiarizado com a segmentação avançada no Google Analytics e com o rastreamento de busca interna do site se faz bastante necessário.

Segmentação Avançada: Redes Sociais

Para começar a análise, o primeiro passo é criar um segmento avançado que contenha somente redes sociais com as quais você costuma interagir. Com essa lista em mãos, crie o segmento:

Segmento Avançado de Redes Sociais

Na imagem, estão sendo exibidos Twitter e Facebook, mas você pode (e deve) seguir por dois caminhos: tanto utilizar esse segmento geral, com todas as redes sociais em contexto geral (twitter, facebook, orkut, dihitt, etc), quanto dividir ainda mais o grupo em agregadores e até mesmo um segmento somente para Twitter, somente para Facebook e assim por diante.

Essa decisão depende mesmo de quanto tráfego o site obtém de cada rede – a medida que a rede tenha um volume representativo de visitas, ela deve ser tratada com maior individualidade, tanto pela grande quantidade de informação que é possível de se obter sobre a rede, quanto para que ela não influencie as decisões sobre outras redes, que podem ter características diferentes.

Análise de Visitas de Redes Sociais

Com o segmento criado, aí sim é hora de partir para análises, que, naturalmente, serão todas baseadas no segmento recém criado:

Análise de visitas de redes sociais

Conforme indicado na imagem, existem 3 áreas principais do Google Analytics a serem estudadas para entender como usuários de redes sociais interagem com o site e, por consequência, como o site deve responder a eles: Top Content, Top Landing Pages e Site Search.

Cada item anterior traz uma informação diferente, e complementar, sobre a visita no seu site.

Top Content

Com o primeiro da lista, o relatório de Top Content, é possível descobrir qual o conteúdo mais visualizado por este grupo de visitantes:

Top Content - Redes Sociais

Somente entre os 10 conteúdos mais visualizados na Agência Mestre, eu já consigo identificar uma preferência pelo conteúdo em torno de ferramentas, sejam ferramentas prontas no site ou dicas de ferramentas (2. SEO Score, 9. PageRank, 10. Branding Online).

Um segundo ponto a levantar está no quesito aprendizado: 5. Curso de SEO, 6. Artigos de SEO, 8. Tutorial de SEO são também conteúdos frequentemente visualizados por visitantes do site.

Já nesta primeira análise, em poucos minutos, foi possível identificar duas frentes importantes de conteúdo as quais eu devo priorizar quando o objetivo é chamar atenção do público de redes sociais para o meu site. Agora, com posse dessa informação, basta definir ações e estratégias focando o público, do qual eu já sei o interesse, seja em forma de novo conteúdo, promoções, ou qualquer outra forma de comunicação.

Top Landing Pages

O interessante em se avaliar o que o relatório de Top Landing Pages mostra, é que muito provavelmente ele vai diferir do que o Top Content mostra. Enquanto com o item anterior é possível descobrir o que os visitantes de redes sociais acham mais interessante, com este segundo, é possível ver o que está atraindo cliques, atraindo as visitas.

É muito provável que este segundo relatório apresente páginas de promoção ou requisições de interação, como enquetes, aos visitantes. Seja qual for o tipo de conteúdo, você terá descoberto como despertar no público de redes sociais a vontade de visitar o seu website.

A partir daí, basta explorar a forma de conteúdo do seu site que mais agrada o público em redes sociais e se, por acaso, o conteúdo de entrada (Top Landing Pages) for realmente diferente do conteúdo mais visitado (Top Content), o ideal é utilizar as portas de entrada para direcionar o visitante ao conteúdo que a maioria costuma visitar.

Entre enquetes, tutoriais e promoções, um simples “O que você mais gosta no meu site? O que mais você gostaria de ver?” perguntado dentro de cada rede já é capaz de listar precisamente por onde orientar a criação de conteúdo. Basta partir para a ação – converse com seus visitantes.

Site Search

Muitas vezes deixado de lado, o Site Search é uma fonte de informação importante de se fazer constante análise.

Search Terms - Redes Sociais

Com ele, eu completo o ciclo de descobrir:

  1. Como as pessoas de redes sociais chegam ao meu site? (Top Landing Pages)
  2. O que as visitas de redes sociais mais gostam no site? (Top Content)
  3. O que elas buscam e que, portanto, eu tenho que oferecer? (Search Terms)

Dentro do relatório de Search Terms – o que as pessoas buscam – não deixe de utilizar filtros para descobrir informações mais específicas, por exemplo:

  • Use expressões regulares para listar somente long tails (e depois somente short tails)
  • Use palavras comuns em perguntas (como, quando, fazer, criar, configurar)

Especialmente o filtro de long tails e a busca por palavras frequentes em perguntas são ideais para descobrir ou novas ideias para conteúdo, ou conteúdos existentes que precisam de mais destaque.

Obviamente, não só os termos de busca são importantes na avaliação do Site Search. Tanto saber por onde as pessoas começam a busca (Start Pages), como onde as buscas vão parar (Destination Pages) devem ser verificadas. E isto é válido para toda análise em buscas no site além de Redes Sociais.

Outros

Mantendo o foco em conteúdo, os três itens anteriores são os que eu julgo ser de maior importância. Por outro lado, ao criar um segmento avançado no Google Analytics, você tem a disposição uma gama de informações muito rica.

Em Top Landing Pages, você, além de descobrir as portas de entrada do site, descobre também as que mais deram certo quando observa o Bounce Rate de cada página de entrada.O Bounce Rate mais baixo tem uma taxa de sucesso mais elevado e representa a maior chance de sucesso se você repetir a dose.

O Bounce Rate mais elevado merece maior atenção para acertar entre a expectativa que as pessoas tem e o conteúdo apresentado.

Seguindo ainda a linha de conversão, além de puramente visitas, métricas de Event Tracking ou mesmo Goals ficam também filtradas para somente usuários das redes sociais que você escolheu, ou seja, você consegue medir precisamente se este tipo de visita está sendo qualificada, se está convertendo no site e, por fim, se é necessário mudar a estratégia ou abordagem com o público de redes sociais ou estratégia e abordagem do próprio site.

Elevar a análise para este nível permite, não só o sucesso em termos de mais visitas para o site, mas também visitas mais engajadas e que convertem.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>