Press Release e SEO

{+}press_releaseOlá leitores da Agência Mestre!

No artigo de hoje irei tratar de Press Releases e como eles podem colaborar em sua estratégia de SEO e mais, principalmente, como otimizá-los para que tenham uma maior visibilidade.

O que é um Press Release?

Press Release é um comunicado de imprensa, ou seja, é um documento que visa informar ações do assessorado, seja ele uma pessoa ou uma empresa, a fim de contribuir com a notícia dos meios de comunicação, encaixando o autor ou o objeto do PR no contexto do fato em questão.

O veículo que optar por divulgar este comunicado, pode publicá-lo na integra, em formato de uma matéria pronta, ou servir como base de informação para uma pauta, ou ainda induzir o jornalista a procurar a fonte para maiores detalhes.

No site da Nokia, por exemplo, ela disponibiliza vários Press Releases – a maioria deles são para divulgação de novos produtos.

Otimizando Press Release

Otimizar os Press Releases para Search Engines é fundamental. Muito já se debateu nos últimos anos quanto a eficácia desses comunicados como ferramenta de SEO, mas a verdade é que ela é muito eficiente. Agências de notícias não param de surgir oferecendo trabalhos de Press Release, Article Distribution etc., principalmente no mercado externo, concentrado em sua maioria nos EUA.

Mas qual a Importância de Otimizar um Press Release?

Ao otimizar um Press Release você está colaborando para que pessoas ao buscarem sobre a sua empresa, marca ou produto, nos mecanismos de busca, encontrem notícias relacionadas a você ou sua empresa.

O trabalho de SEO em um Press Release tende a ter melhores rankings e consequentemente uma maior visibilidade, afinal, o release é um conteúdo relevante para rankear tanto na área de notícias do Google, quanto no Yahoo! Notícias, ambos, fontes muito consultadas e de confiança.

Além disso, o comunicado é uma página com forte chance de receber backlinks naturalmente e de mais qualidade (sites/portais de notícias), com o texto âncora focado no seu conteúdo. Quanto melhor o conteúdo, maior as chances de divulgação e links. Quanto melhor a otimização do release, maior a chance de conseguir bons rankings com ele.

Dicas para Otimizar o Seu Press Release

Uso do Texto Âncora em Seus Links

O uso do texto âncora perfeito nos links do seu Press Release nem sempre é possível, isso depende das diretrizes do site que está prestando o serviço. Mas a simples presença de links no texto serão suficientes para que os leitores do Press Release acessem o seu site.

Conhecer as diretrizes dos sites é essencial, pois assim, além de um link para a página inicial do site que está oferecendo o release, é possível também conseguir links para páginas internas do site. Aumentando ainda mais o valor do release para quem recebe e para quem divulga.

Cuidado com a Linguagem

É muito importante ter em mente que este comunicado de imprensa é uma notícia de cunho jornalístico e assim deve ser escrita. Jargões, gírias e português coloquial devem ser eliminados do texto.

Independentemente do SEO, a história deve ser voltada para o seu público alvo. Pesquise como os seus leitores e consumidores costumam se dirigir a sua marca ou empresa, como eles procuram por você nos mecanismos de busca.

Otimize as 250 Primeiras Palavras

Ao escrever o release você deverá ter mais atenção as primeiras 250 palavras. Essas palavras são essenciais, pois elas mostraram, geralmente, os resultados de uma pesquisa e dão uma visão geral sobre o assunto que será tratado no restante do texto, ou seja, tem por finalidade ser um resumo do press release.

Sabe-se, também, que a primeira parte do conteúdo, devidamente otimizado, tráz resultados positivos em rankings nas Search Engines.

Feedback com os seus Leitores

Saiba o que as pessoas acharam do seu Press Realese. Pergunte aos seus clientes, a bloogueiros, a jornalistas, e, claro, ao seu público alvo, não só para ter um feedback, mas para saber a real opinião deles com relação a sua marca.

Para isto basta apenas enviar um e-mail pessoal ou ligar para o seu cliente, jornalista ou blogueiro e obter as informações e opiniões que deseja. Uma outra forma de conseguir o feedback é incentivando-os a expressar sua opinião seja por um formulário de contato, um comentário no Press Release ou até mesmo uma matéria sobre o mesmo.

Evite o Uso de Informações Sazonais ou Temporais

O uso de informações sazonais ou temporais faz com que o seu press release pareça desatualizado após algum tempo. Evite usar datas, dados de pesquisas referentes a um determinado período de tempo ou qualquer outro tipo de informação que possa vir a ser considerada desatualizada. Ficar atento a estes detalhes pode fazer com que seu press release seja atemporal e torne-se uma referência em um assunto, por exemplo.

Estruturação do Seu Texto

A montagem do visual do texto é tão importante quanto o conteúdo que se deseja passar. Algumas dicas de como produzir conteúdo contam com:

• Deixar o título óbvio e destacado
  • No primeiro parágrafo, mencione o nome da sua empresa
  • Valorizar os 2 primeiros parágrafos
  • Usar parágrafos curtos envoltos por espaço vazio (espaço entre os parágrafos)
  • Uso de imagens bem feitas e elucidativas
  • Uso de listas para destacar pontos importantes
  • Uso de subtítulos para especializar o conteúdo
  • Uso de efeitos de texto (negrito e itálico)
  • Uso de referências

Todas as dicas para web writing se aplicam na produção do Press Release.

Inove na Forma de Divulgar sua Informação

Divulgar a informação em forma de texto nem sempre é a melhor opção. Tente inovar quando for fazer um press release.

Utilizar-se do logo da empresa é fundamental pois irá ajudar no seu branding. Existem várias formas “alternativas” ao modo escrito tradicional que podem e vão fazer muito sucesso quando bem aplicadas:

• Podcasts
  • Vídeos
  • Gráficos
  • Fotos

Tudo isso serve também para ilustrar o tema do seu Press Release e torná-lo mais interessante e interativo para os usuários. É uma tática quase infalível. Lembre-se de otimizar suas imagens e também os vídeos.

Seguir algumas dessas dicas pode ser crucial para o sucesso ou fracasso do seu Press Release. Você já teve alguma experiência com esse tipo de divulgação? Compartilhe-as conosco.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “Press Release e SEO”

1. publiweb

Ótimo artigo Ana.
    Só uma dúvida. Se algum outro site publicar na integra o Press Release, não teremos um problema de conteúdo duplicado?

• Ana Carla Soane

Olá,
      Realmente teremos conteúdo duplicado, embora seja duplicado ele consegue divulgar a marca e gerar alguns links. É importante salientar ainda que nem sempre o Press Release resultará em conteúdo duplicado, pois alguns veículos o divulgam de uma maneira diferente.

Deixar um comentário

• (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>