Os Melhores Artigos de SEO da Semana – Edição 9

{+}Olá assinantes da Agência Mestre,

Esta com certeza foi uma das semanas mais conturbadas na área de Search. Depois do lançamento dos resultados personalizados para todas as pessoas (logadas e não logadas), juntamente com o lançamento dos resultados em tempo real, o Google conseguiu o que sabe fazer de melhor: buzz. Mas este buzz acabou não sendo tão positivo, recebendo, ao longo da semana, duras críticas de toda a comunidade de profissionais de search. Além disto, tivemos alguns artigos mostrando como fazer uma melhor pesquisa de palavras-chave e ainda uma boa discussão sobre o uso de nofollow.

Vejamos então o que aconteceu de melhor esta semana:

Segunda-feira

Personalized Search Now Default
publicado em 14/11/2009
Depois de uma avalanche de comentários, resolvi inserir este tópico do Webmaster World na nossa revisão dos melhores artigos de SEO da Semana. O tópico já conta com 51 páginas discutindo a recente implantação dos resultados personalizados no Google para qualquer pessoa, seja ela logada ou não. Vale apena investir algumas horas lendo a opinião dos grandes gurus do fórum.

rel=”follow”, will it affect the “nofollow” attribute?
publicado em 14/11/2009
Um usuário levantou uma pergunta interessante no fórum de ajuda do Google, onde ele perguntava se utilizar o rel=”follow” antes de um rel=”nofollow” no mesmo link anularia o uso do nofollow. O Matt Cutts entrou em ação e respondeu a pergunta pontualmente. Vale apena conferir não só a resposta do Matt Cutts, mas toda a discussão sobre o tópico.

Is Google Moving In The Wrong Direction?
publicado em 14/11/2009
Apesar do artigo ter sido publicado no dia 12, apenas pude ler no dia 14 e encaixei ele aqui. Em um artigo do Outspoken Media, a Lisa Barrone questiona as recentes mudanças no Google, tais como Resultados Personalizados e Resultados em Tempo Real, como um grande erro por parte da empresa. Ela usa argumentos muito bons para ilustrar o seu ponto de vista. Vale apena conferir.

How To Monitor & Track Google’s Real-time Search
publicado em 14/11/2009
O Tom Critchlow publicou no blog do SEOmoz um estudo de como identificar o tráfego que vem dos resultados real-time do Google. Ele ensina como fazer alguns filtros no Google Analytics e desta forma você consegue identificar o tráfego. Vale apena ler.

Terça-feira

Page Load Speed & The Local Hosting Issue
publicado em 15/11/2009
O Andy Atkins-Krüger fez um artigo no Search Engine Land explicando a importância de se ter um bom servidor para prover as páginas do seu website. Ele ilustra tanto em termos de disponibilidade quanto em termos de SEO, que um servidor local poderá ter influência nos rankings do Google ao longo do tempo, mas já fazem diferença no Quality Score do Adwords.

A Real-Time Improvement to Google Real-Time Search?
publicado em 15/11/2009
O Ted Ives publicou no The Search Agents um artigo muito interessante discutindo a relevância de conteúdo que aparecer no Google Real-Time Search. Segundo ele, o Google já possui uma tecnologia que pode ser empregada nos resultados de real-time mas ainda não aplica. Isto faz com que os resultados possam ser facilmente manipulados.

Google Suggest – Broken and Filled with Porn and Children
publicado em 15/11/2009
O Michael Gray ilustra neste artigo como o Google Suggest contém problemas e o Google não toma nenhuma providência. Segundo ele, o Google está mais interessado/focado em criar novos produtos do que melhorar os já existentes. Ele chega a mostrar no artigo diversos problemas do Google Suggest e realmente são escandalosos.

Quarta-feira

Browser Size: a tool to see how others view your website
publicado em 16/11/2009
Acaba por não ser um artigo de SEO mas esta nova ferramenta que o Google publicou pode ajudar, e muito, desenvolvedores de websites a projetarem suas páginas de forma mais eficiente, pensando sempre no lado da conversão. Vale apena conferir o funcionamento da ferramenta que verifica qual a porcentagem de pessoas que visualizam determinadas áreas da sua página.

Google Webmaster Central Fail
publicado em 16/11/2009
O blog SEOish publicou um artigo mostrando toda a transformação do Google Webmaster Central e considera a nova versão da página inicial um completo caos para os webmasters novatos. Os argumentos mostrados são claros e bem ilustrativos, vale apena conferir a evolução.

Using Link Text Management to Go Vertical
publicado em 16/11/2009
O Ken Lyons do WordTracker.com publicou um artigo no HuoMah mostrando uma nova ferramenta da empresa para organização de palavras-chave. A nova ferramenta realiza pesquisa de palavras-chave e as agrupa em diversos segmentos e segundo o autor do artigo, você pode utilizá-la para controlar a linkagem de suas páginas, fazendo variações de texto âncora.

Seven sensational SEO tips for ecommerce sites
publicado em 16/11/2009
Em 7 dicas realmente interessantes, o Jaamit Durrani mostrou como é importante analisar bem um site de ecommerce e mostrou algumas dicas valiosas de como otimizar a plataforma e obter os melhores resultdos. Vale apena seguir as dicas.

Secure Pages, Shopping Carts and Duplicate Content
publicado em 16/11/2009
O Michael Gray mostrou neste artigo um problema que foi discutido no SES Chicago, onde um ecommerce possuía o seu conteúdo duplicado entre as páginas seguras (https) e a navegação normal (http). Confira no artigo como não cair neste tipo de problema.

Quinta-feira

SEO 101 – You’ve got your keywords, now what?
publicado em 17/11/2009
A Sarah Goodwin do SEO Chicks publicou um artigo bem interessante mostrando como organizar toda a sua linkagem interna e externa, pensando em páginas que já estão bem rankeadas e naquelas que você ainda não conseguiu rankear. Ela mostra como mostrar uma tabela para organizar esta parte da estratégia de SEO.

Microsoft Might Add Bing Page Score to MSN Toolbar
publicado em 17/11/2009
Segundo o artigo publicado pelo Search Engine Roundtable a Microsoft estaria pensando em adicionar o Bing Page Score, métrica similar ao PageRank, na toolbar do MSN.

Cleaning Up After Google’s URL Mess
publicado em 17/11/2009
Em mais um artigo questionador o Michael Gray coloca em prática o uso do encurtador de URLs do Google (Goo.gl) e analisa como o Google trata os redirecionamentos entre o encurtador e um artigo do seu blog. Segundo a teoria do Michael Gray, o Google pode tentar dificultar a vida dos novos webcrawlers, visto que o Google é um dos poucos search engines a seguirem mais de 3 redirects.

Using the Long Tail of Search to Attract Leads
publicado em 17/11/2009
Este artigo ilustra muito bem o bom uso de conteúdo na estratégia de SEO focando nas palavras contidas da long tail de um website. O autor dá um exemplo pontual de como isto lhe ajuda em seu website e mostra como pode ser realmente útil no processo de conversão.

Google In Discussions To Acquire Yelp For A Half Billion Dollars Or More
publicado em 17/11/2009
O TechCrunch publicou uma notícia falando que o Google está prestes a comprar o Yelp por cerca de 500 milhões de dólares. Para quem ainda não conhece o Yelp ele é um grande portal americano de review de lugares e contém milhares de comentários e conteúdo de lugares dos EUA.

Sexta-feira

Is Google Playing Monkey Games With Real Time Search
publicado em 18/11/2009
Neste artigo o Michael Gray indaga o por que para os engenheiros do Google os resultados em tempo real não aparecem e para alguns profissionais de SEO isto acontece. É uma discussão interessante de se analisar.

* É importante ressaltar que este artigo ainda pode sofrer alterações em caso de encontrarmos algum novo artigo.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Os Melhores Artigos de SEO da Semana – Edição 9”

  1. Cleverson

    Olá Fábio Ricota,

    Mais uam vez parabéns pelo seu trabalho. Está devendo voltar com os Podcats!

    Bom, gostaria de help seu.

    Ha 5 meses desenvolvi um site de classificados e tive um aumento significante nos acessos por conta do SEO nas páginas dos anúncios. Acontece que de uma hora pra outra os acessos diminuiram (de 4 mil/dia foi para 400/dia) e acredito que foi punido pelo Google. Verifiquei nos analytics e realmente o Google não posiciona mais as páginsa dos anúncios nas primeiras posições, mas o PR continua 3. Poderia verificar rapidamente se há alguma irregularidade nas páginas nos anúncios? o site é http://www.freecker.com Desde já, agradeço pela ajuda!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>