Os Melhores Artigos de SEO da Semana – Edição 2

{+}Olá assinantes da Agência Mestre,

Esta semana foi recheada de artigos super interessantes na área de SEO. Entre os destaques, podemos citar o lançamento do SideWiki, uma nova aposta do Google para determinar a relevância de páginas. Temos ainda um artigo super interessante, discutindo o Vince Update, uma mudança no algoritmo do Google. Não podemos deixar de lado também, o press release da comScore sobre o market share dos EUA.

Caso você não saiba, estou participando do SearchCast, um podcast que vai ao ar toda semana, com os assuntos mais quentes da área. Minha tarefa lá é levar as principais discussões da semana e no último podcast discutimos sobre alguns artigos que listei na edição 1. Vale apena escutar o podcast.

Vamos então à semana:

Segunda-feira

Google does not use the keywords meta tag in web ranking
publicado em 21/09/2009
Finalmente, depois de muitos estudos comprovando que as meta keywords não afetavam os rankings de páginas no Google, a empresa pronunciou-se sobre o assunto com um artigo e vídeo bem claro. Segundo a empresa, “Google doesn’t use the “keywords” meta tag in our web search ranking“, encerrando qualquer discussão sobre o assunto.

Customer Acquisition and Retention Top Priorities
publicado em 21/09/2009
Uma pesquisa realizada nos EUA mostrou as tendências de investimentos na internet no próximo ano. Segundo a pesquisa, os três campos que receberão mais investimento no ano de 2010 serão Social Media, SEO e Campanhas de Email. Vale apena ler a pesquisa e entender mais das estratégias que estarão em foco no próximo ano.

Has Twitter killed the inbound link?
publicado em 21/09/2009
Em um artigo muito interessante, o James Duthie ilustrou como o Twitter facilitou o compartilhamento de links e informação, diminuindo os inbound links que o seu blog recebia. Segundo ele, nos últimos 3-6 meses, o blog perdeu cerca de 300% de autoridade no Technorati pela falta de inbound links (uma métrica do ranking do Technorati). Vale apena ler o artigo e debater mais sobre o assunto, que é uma realidade brasileira.

Terça-feira

Yahoo! Search Gets a Massive Revamp
publicado em 22/09/2009
Apesar do mega-acordo entre Bing e Yahoo!, foram anunciadas mudanças na página de resultados do Yahoo!. Segundo o blog da empresa, a nova página não é apenas uma mudança visual, mas possui uma maior integração com o Search Monkey e com o Search Assist, responsável por sugestões no Yahoo!.

comScore Releases August 2009 U.S. Search Engine Rankings
publicado em 22/09/2009
A comScore publicou o relatório mensal sobre a evolução do market share dos search engines nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, o Google teve uma pequena queda de 0.1 pontos. Já o Bing teve um crescimento de 0.4 pontos e o Yahoo! ficou estável. Vale apena conferir o Press Release da empresa.

Internal Site Search Analysis: Simple, Effective, Life Altering!
publicado em 22/09/2009
Em um artigo muito interessante, o Avinash Kaushik mostrou algumas formas de se analisar o comportamento do usuário em seu website através do Google Analytics. É um artigo extenso mas compensa a leitura.

Link Building Outreach: 5 Steps To Maximize The Value Of Every Opportunity
publicado em 22/09/2009
O artigo enviado por Garrett French no Search Engine Land trata de 5 maneiras muito efetivas de se maximizar o poder de linkagem do seu conteúdo, possibilitando o crescimento de suas conversões, melhorando o seu relacionamento com os seus usuários e é claro, aumentando a sua quantidade de links. Vale apena conferir.

Quarta-feira

Google Risk Management Strategy – When is the Best Time to Hire an SEO Professional?
publicado em 23/09/2009
Um artigo muito bom do Aaron Wall, mostrando quando deve-se contratar um profissional de SEO. Ele explica que é importante que as empresas saibam o que é SEO e como funciona antes de contratar qualquer profissional. O artigo é muito bom, dando uma boa linha de raciocínio para quem deseja contratar um trabalho de SEO.

A beginners guide to Phrase Based Indexing & Retrieval
publicado em 23/09/2009
Se você tem interesse em aprender como os search engines entendem o seu conteúdo e assimilam cada palavra, este é o guia ideal para você. A Sarah Goodwin, especialista na área, fez um bom resumo de como funciona a indexação de palavras e a assimilação do conteúdo pelos search engines. Vale apena ler.

Google Sidewiki Allows Anyone To Comment About Any Site
publicado em 23/09/2009
O assunto mais discutido da semana foi sem dúvida o SideWiki. A novidade do Google causou uma grande discussão no Twitter, pois qualquer pessoa pode deixar um comentário em seu website. Um ponto interessante é o estudo do chamado “ProfileRank”, uma nova métrica para saber se o comentário é relevante ou não, baseado no histórico da pessoa e dos seus comentários passados. A discussão sobre o assunto vai muito além deste artigo. Recomendo a leitura de qualquer material que discuta o assunto.

Squidoo launches a reputation management timebomb
publicado em 23/09/2009
Segundo anunciado por Seth Godin, fundador da Squidoo, a empresa está lançando um novo conjunto de páginas sobre marcas conhecidas mundialmente, reunindo diversas informações tais como artigos em blogs, tweets, menções no Google News, Yahoo News, Google Trends, artigos em fórum and e tudo o que puderem obter sobre a marca. Conhecido o trust e juice que o Squidoo possui, estas páginas podem se tornar autoritárias nos search engines, recebendo uma enorme quantidade de links e visitas diariamente. Vale apena ler o artigo e entender mais da discussão.

Unlocking Google’s Vince Update
publicado em 23/09/2009
No artigo mais técnico e interessante (na minha visão) da semana, o Dave Peiris e o pessoal da iCrossing, discute duas teorias sobre o Vince Update, a principal mudança dos últimos tempos no algoritmo do Google. Segundo eles, analisando bem as duas teorias pode-se notar que, realmente, o Google vem realizando as oscilações de tráfego, baseadas em Brand, Trust e CTR das páginas. O artigo é muito interessante e para quem gosta de entender mais sobre o funcionamento dos search engines vale apena a leitura.

Quinta-feira

Google Is Showing Deeper Sitelinks In Different Formats
publicado em 24/09/2009
O Google vem alterando muito as suas snippets e esta última mudança faz com que resultados de fóruns sejam exibidos juntamente com outras postagens do mesmo fórum. É um tipo de junção do in-Line Sitelinks com os resultados ricos(content attributes). Vale apena que é possível listar apenas posts em fóruns através do painel de opções da SERP do Google.

The Science of ReTweets Report
publicado em 24/09/2009
Esta semana, o DanZarrella publicou o seu PDF reunindo todo o seu estudo sobre ReTweets. Neste estudo ele mostra diversos aspectos do ReTweet, tais como porcentagem de RTs com links, palavras que mais aparecem nos RTs, pontuação nos RTs, horário de maior RTs e outros diversos pontos. Vale apena assinar o feed do blog dele e baixar o PDF do estudo.

How should I serve different content based on user location?
publicado em 24/09/2009
Em mais um vídeo sobre o assunto, o Matt Cutts mostra a diferença entre Cloaking e IP Delivery(Geo Delivery). Ele explica que não existe problema algum em fornecer conteúdo específico para cada país, o que não deve ser feito, é tratar o Googlebot de maneira especial. Vale apena assistir este vídeo.

Examining the Top 150 In-Linked Posts at SEOmoz
publicado em 24/09/2009
O autor do artigo realizou uma análise nos top 150 artigos do SEOmoz, analisando diversos aspectos para determinar que tipo de artigo recebe a maior quantidade de links. A análise é muito boa e pode ser aplicada em qualquer website.

Sexta-feira

Whiteboard Friday Interview: The Bing Team
publicado em 25/09/2009
O Rand Fishkin foi até Redmond, onde fica a sede da Microsoft, e conversou com os profissionais responsáveis pelo Bing. Vale apena assistir este vídeo.

* É importante ressaltar que este artigo ainda pode sofrer alterações em caso de encontrarmos algum novo artigo.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>