Domínios com Keywords e Domínio com Marca – Melhores Estratégias de SEO

{+}

Estratégia

Já há bastante tempo os domínios cujos nomes são as principais keywords de um nicho de mercado são vedetes para todos que procuram iniciar uma ação na Internet. E todos mesmo. Apoiados ou não por uma mente de SEO, intuitivamente muitas pessoas compram os domínios com ocorrência exata de uma keyword importante por observarem que normalmente isso resulta em rankings excelentes no Google.

Entendendo a Pesquisa Navegacional

A razão por trás de domínios com ocorrência exata dos termos de busca conseguirem a primeira posição em resultados de pesquisas é o conceito da Pesquisa Navegacional. No artigo Taxonomia das Pesquisas, a Fabiane Lima apresentou a definição de tal tipo de pesquisa:

Navegacionais: Indicam que o usuário deseja encontrar um site específico. Exemplos clássicos de pesquisas navegacionais são as marcas de produtos, serviços e sites. Por exemplo, se alguém digita no Google “mestreSEO”, é bem provável que ele esteja procurando esse site.

Ou seja, em uma busca por “celular barato” e na existência do domínio celularbarato.com.br, o Google na maioria dos casos vai interpretar que o usuário está buscando um domínio em específico e a Search Engine foi usada somente como ponte para o usuário atingir um resultado que ele já conhece e, por consequência, posiciona tal domínio na primeira posição.

Outro fator é que um domínio com os termos exatos da busca em seu nome, como celularbarato.com.br, muito provavelmente será uma resposta excelente para o usuário que efetuou essa busca, pois muito provavelmente o assunto/conteúdo do site será estritamente relacionado a busca realizada, fazendo do resultado da busca um sucesso para o usuário que efetuou a pesquisa.

Pesando a questão de backlinks, independente do formato do domínio (com ou sem keywords, com ou sem marca), é sempre muito comum um website receber muitos backlinks nos quais o texto âncora é o próprio nome do domínio, seja qual for, logo, um domínio que contenha keywords, praticamente consegue backlinks otimizados de modo automático, sendo mais um ponto determinante no ranking de domínios com nome otimizado.

Igualmente, se a busca contém um local, “desentupidora são paulo”, e existe o domínio desentupidorasaopaulo.com.br, este cenário também se enquadra no caso de uma pesquisa navegacional, e o mesmo se aplica.

Keyword vs. Marca

Isso tudo leva a um debate diferente, que confronta marca e keyword do nicho. Na maioria dos casos, é melhor para o posicionamento de uma empresa como marca líder de mercado, que o seu domínio seja o nome da empresa/marca e, muitas vezes, essas palavras não casam com as palavras-chave do nicho. Apenas um exemplo ilustrativo: não é interessante para a Coca-cola ter o domínio e basear suas referências em refrigerante.com.br ou refrigerantedecola.com.br. É claro, a Coca-cola não precisa disso, mas serve como exemplo.

Por outro lado, é possível também buscar domínios que contenham a marca e a keyword, como Agência Mestre.com.br, por exemplo. A união de marca e keyword é um grande apoio para negócios que não possuem a marca tão forte e precisam/buscam rankings em palavras-chave do negócio para alavancar visitas e conseguir conversões.

O detalhe é que sempre existem várias keywords em um nicho de mercado e fica inviável cobrir todas possibilidades com domínios e fazer com isso seja “divulgável”, quer dizer, usar todos esses domínios para divulgar marca e serviços:

  • Agência Mestre.com.br
  • MestreLinkBuilding.com.br
  • Agência Mestresaopaulo.com.br
  • MestrePageRank.com.br
  • MestreOnpage.com.br
  • MestreOffpage.com.br
  • etc

E na contra-mão desse quadro, para muitos negócios é interessante ter domínios com todas essas variações de keywords e localizações, ora associados a marca, ora não. Frente a isto, veio a pergunta no Q&A da Área de Assinantes da Agência Mestre sobre como proceder (privacidade mantida conforme preferência do nosso assinante):

Olá! Consegui registrar alguns bons domínios para o meu setor no Tal-Cidade. Por exemplo registrei keywordtalcidade.com.br e keywordtc.com.br. Gostaria de saber qual a melhor maneira de aproveitar esses domínios para o meu site marcakeyword.com. Atualmente estão apenas com o re-direcionamento. Vi que em um outro post o Fábio informou que é melhor trabalhar o domínio antes e depois fazer o re-direcionamento, sendo que não entendi muito bem. Poderiam me informar se é possível obter ganhos com esses domínios?

E a resposta, mais uma vez, não é exata. Algumas alternativas se fazem presentes para o desenvolvimento de uma estratégia de SEO neste cenário proposto na pergunta do nosso assinante. Vamos ver.

Domínios com Keywords e Domínio com Marca – Melhores Estratégias de SEO

Trago aqui duas estratégias para o desenrolar desta situação: uma, a própria sugestão da pergunta, montar os domínios e posteriormente redirecioná-los; outra, montar os domínios e não redirecioná-los, o oposto. Mas antes, algumas informações a respeito da situação atual: simplesmente comprar e redirecionar os domínios.

1. Vale a pena comprar domínios com keywords e redirecionar para o site principal?

Redirecionar domínios com keywords para o domínio principal pode até ser prejudicial ao site, na verdade. Se o Google identificar uma tentativa de manipulação de rankings, por exemplo, vai tudo por água abaixo. Mas existem alguns fatores a considerar.

A compra de domínios com variação da grafia é uma estratégia válida até como posicionamento da marca, para consolidação do domínio principal. Por exemplo, seria viável para a Agência Mestre comprar e redirecionar os seguintes domínios:

  • mestresseo.com.br
  • omestreseo.com.br
  • mestredoseo.com.br

Pois apesar da repetitiva ocorrência de keywords, trata-se da tentativa de direcionar as pessoas que tentam chegar ao website mas não acertaram a escrita correta do domínio. O mesmo vale para grafias erradas, como yaho, iahoo, yahu redirecionados para yahoo, por exemplo.

Por outro lado, redirecionar domínios focados em keywords, a princípio, pode levantar flags, as suspeitas, no Google sobre uma estratégia que não é voltada para usuários, mas para a obtenção de rankings. No caso da Agência Mestre, seria como obter e redirecionar domínios como:

  • linkbuilding.com.br
  • pagerank.com.br
  • onpageseo.com.br
  • consultoriaseo.com.br

e outros termos do nicho, mas que não tem relação com a marca/nome de domínio diretamente.

O último ponto a se considerar é que o puro redirecionamento de domínios pouco influencia, mas se o domínio redirecionado tem backlinks e autoridade, a história pode mudar. É uma questão de teste. Mas este caso, será exposto de uma maneira diferente a seguir.

2. Fortalecer o domínio e posteriomente redirecioná-lo

Essa estratégia normalmente é uma medida para forçar o bom posicionamento de algum conteúdo dentro do website. A situação geral é ter o domínio:

  • marcakeyword.com.br

E a busca de rankings para algum conteúdo específico não está sendo bem sucedida, como para o conteúdo de URLs:

  • marcakeyword.com.br/talcidade/
  • marcakeyword.com.br/outra-keyword/

Assim, você estabelece novos domínios e faz com que eles sejam relevantes:

  • keywordtalcidade.com.br
  • outra-keyword.com.br

Como o nome desses domínios é a palavra-chave exata a qual se busca obter os rankings, eles serão forte candidatos a obter as primeiras posições mais rapidamente e com menor esforço do que o conteúdo interno do site principal. Com esses domínios publicados, ricos em conteúdo e bons backlinks, muito provavelmente vem os rankings e a segunda parte da estratégia.

Para fechar a estratégia, resta o redirecionamento, que deve ser permanente (retornando código 301) de um domínio para o respectivo conteúdo interno do site:

  • keywordtalcidade.com.br para marcakeyword.com.br/talcidade/
  • outra-keyword.com.br para marcakeyword.com.br/outra-keyword/

O que acontece na maior parte dos casos é que o destino do redirecionamento (no caso, a página do site principal) assume a posição do domínio redirecionado. Logo, se domínio era Top 3 no resultado da pesquisa específica, agora aquele conteúdo no site principal passa a ocupar esse Top 3. O que antes não estava sendo possível, foi atingido por outros caminhos.

E por que utilizar essa estratégia? Porque é mais fácil fazer um domínio com a keyword exata no seu nome obter bons rankings do que uma página em um domínio que não tem essa ocorrência exata de keyword. E ao final do processo, a página do website principal ficará com os bons rankings.

Mas nem tudo são flores, o ponto contra dessa estratégia é que existem reports de pessoas que usaram essa estratégia e viram a página do website perder os rankings ao longo do tempo. Mas o que não foi reportado é se foi mantido um processo de SEO para aquele conteúdo, como atualização e novos backlinks, ou se a concorrência reforçou suas ações, etc.

A certeza da validade de aplicar essa estratégia só vem mesmo com a tentativa, que quando bem estruturada tem grandes chances de sucesso.

3. Montar os domínios e não redirecionar

A última alternativa é montar os domínios voltados a keyword exata, produzir conteúdo, ganhar bons backlinks, o que deve resultar em bons rankings e usá-los para geração de lead, não de rankings.

Nessa estratégia os domínios serão apenas geradores de tráfego. Ela é comumente chamada de Microsites e é essencial não usá-los para obter links para o site principal, pois isso caracteriza um cenário black hat, que fere as guidelines do Google e pode ir tudo por água abaixo.

O Fábio Ricotta escreveu um artigo completo e explicativo sobre como desenvolver Microsites de uma maneira segura e útil aqui na Agência Mestre: Utilizando Microsites a seu Favor. Em linhas gerais, a estratégia é:

  1. Escolher bons nomes de domínio, ricos em keywords
  2. Criar conteúdo otimizado/aplicar otimização onpage
  3. Utilizar o robots.txt para controlar acesso a links externos

O terceiro passo consiste de não permitir que o Google navegue por um link que leve ao site principal. Os detalhes dessa configuração estão no artigo mencionado.

O interessante dessa estratégia é que ao comprar vários domínios sobre a mesma keyword, é possível conseguir mais de um domínio com rankings na primeira página, ou mesmo um fator de alta relevância (o nome de domínio) para sustentar rankings obtidos.

O ponto negativo é que o site principal, a marca em si, fica fora dos resultados de busca, gerando uma certa quebra de branding quando o usuário acessa o microsite, a princípio genérico, e no fim das contas acaba descobrindo a relação com um site maior, com uma marca significativa.

Conclusões

Como sempre, para grandes questões, desafios que saem do quadro trivial, SEO deixa de ter uma resposta exata e passa a exigir do profissional a análise do problema, a identificação de soluções e, o mais importante, a decisão sobre qual caminho seguir.

Embora tenha listado apenas essas duas estratégias, outras soluções podem ser consideradas, como alugar os domínios, alugar os conteúdos dos domínios, vender publicidade nos domínios, entre diversas outras. Cabe aos tomadores de decisão definir qual será o destino dos domínios.

Extra

Mais uma vez, considerações extras sobre os conceitos envolvidos no artigo. O tema principal por aqui surgiu do conceito de pesquisas navegacionais e da forte relação entre bons rankings quando os termos utilizados na busca correspondem exatamente a um nome de domínio.

Mas entra um porém: como é evidente essa relação, sobram casos em que domínios de menor importância alcançam rankings melhores do que websites que tem mais a oferecer aos usuários de Search Engines simplesmente por este importante fator de posicionamento. Não só nós, eu, você e diversas outras pessoas percebem isso, como o próprio Google.

E observado este fato, a tendência para os próximos meses é que esse fator tenha sua importância reduzida, restando uma força maior para domínios que estejam utilizando uma localização em seu nome e não somente uma keyword. E considerando a declaração do próprio Matt Cutts no PubCon 2011:

Have you seen how exact-match domains achieve good rankings? We might reconsider that…

Pontuando que o Google tem o pensamento de reconsiderar essa questão dos domínios com ocorrência exata de keywords, algo está por acontecer. Como é de praxe, quando vem uma declaração deste tipo existem 2 chances: ou a alteração está em vigor, em algum nível (parcialmente ou em todos resultados de busca), ou a alteração está muito próxima de estrear nos resultados de busca.

Sendo assim, mais uma vez, não apoie a vida de um negócio somente em uma estratégia, distribua a força de modo que a queda de um pilar não leve tudo ao chão.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Domínios com Keywords e Domínio com Marca – Melhores Estratégias de SEO”

  1. Eduardo Gasparetto

    Achei muito bom o artigo. Realmente é uma mamata a criação de vários mini-sites para angariar ranking e trafego a uma marca principal.
    O Grande segredo do bom posicionamento a longo prazo continua sendo produzir conteúdo de qualidade e sendo referência em determinado assunto, desta forma, mudan-se os algoritmos e seu site sofrerá o mínimo possível.

    Responder
    • Frank Marcel

      Isso aí. As vezes, a parte de angariar rankings pode dar errado, eu não recomendo trabalhar desta maneira. Mas a parte de visitas realmente é excelente.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>