Guest Posts para Link Building

{+}

Link Building com Guest Post

Olá assinantes da Agência Mestre,

Em qualquer trabalho de SEO, ganhar links é sem sombra de dúvidas um fator crucial para o sucesso da sua estratégia. Mas o trabalho de ganhar links fica cada vez mais difícil, uma vez que você já tenha feito o básico, tais como cadastro em diretórios e divulgação em redes sociais / agregadores.

O importante de saber em um trabalho de link building é que os links mais interessantes são aqueles de website relacionados e o conteúdo deve estar no conteúdo como um todo. O Frank Marcel fez um artigo sobre Page Segmentation, que é a capacidade que o Google possui de identificar em qual local da sua página o link está, por exemplo, menu, cabeçalho, lateral, rodapé ou conteúdo.

Neste ponto, para obter links em conteúdo temos algumas opções:

  1. Pagar por um conteúdo no website;
  2. Ser referenciado pelo webmaster do website;
  3. Você criar um artigo no website.

Diante destas opções, uma forma gratuita e rápida de se fazer é a terceira opção, que consiste em fazer um guest post, ou seja, um artigo como convidado para um website. Nesta opção podemos focar o conteúdo, pensar nos links e texto âncora de cada link, podendo assim extrair o melhor dos links ganhos.

Para entender como criar uma boa estratégia de Guest Post, enumerei 11 passos discutindo como realizar esta estratégia. Então vamos lá:

Passo 1: Procure por oportunidades de Guest Posts

O primeiro passo é procurar oportunidades de blogs para realizar Guest Post. Realize os seguintes pontos:

  • Liste os blogs relevantes da sua área;
  • Você conhece blogs na área que aceitam contribuições de artigos?
  • Procure no Google Blog Search por outros blogs;
  • Utilize pesquisas no Google, tais como:
    • site:.com.br “guest post” “palavra-chave”
    • site:.com.br “enviar artigo” “palavra-chave”
    • site:.com.br “contribua com o nosso site” “palavra-chave”
    • site:.com.br “escreva para nós” “palavra-chave”
    • site:.com.br “seja um autor” “palavra-chave”

Salve cada um dos blogs em uma planilha para assim executar o próximo passo.

Passo 2: Navegue e leia o blog

O objetivo aqui é entender o que é relevante e o que é popular no blog, para assim planejar o conteúdo do seu Guest Post. Para esta tarefa podemos utilizar dois websites muito conhecidos, o Topsy e o Delicious.

Topsy

No Topsy, você pode digitar o comando site:website.com e ele irá retornar todos os artigos mais retweetados do website na última semana. Você pode utilizar os filtros temporais que estão localizados na direita para filtrar melhor ainda os melhores artigos.

Topsy

Delicious

Através do Delicious podemos pesquisar por URL / domínio e assim recebemos uma lista das URLs mais favoritadas pelos usuários da rede social. Para aqueles que utilizam o Delicious como eu, entendem que ele é uma excelente forma de se armazenar apenas as URLs relevantes que você acha na Internet. Pois bem, diante desta informação, utilize o Delicious para identificar as páginas e tags mais relevantes de um website.

Delicious

Passo 3: Pense em um artigo sensacional!

Depois de obter diversas informações sobre cada um dos blogs e suas comunidades pare para analisá-las. Procure entender a necessidade de cada uma das comunidades ao redor daquele blog e como o autor atende estas necessidades.

Entenda que o autor do blog espera de você um artigo com conteúdo novo e diferente do que ele já possui e não uma simples reprodução ou melhoria do que já está disponível, por isso, não seja muito apelativo no seu artigo. Não tente criar algo totalmente diferente do que você conhece, basta apenas focar um conteúdo no qual você é especialista e que lhe conecte a aquela comunidade.

Passo 4: Crie um bom email de convencimento

Este ponto é essencial e é o que determina se você irá fazer ou não o Guest Post. Entrar em contato com o dono do blog/website é uma das tarefas mais importantes dos passos para um Guest Post. Basicamente siga as seguintes regras:

  1. Seja breve e faça um email personalizado. Encontre o nome do autor do blog para enviar no email;
  2. Mencione a idéia do seu artigo e o porque dele ser importante para o blog que irá recebê-lo;
  3. Mostre um pouco do trabalho que você já fez, ou seja, linke para os seus artigos já publicados;
  4. Mas não exagere na quantidade de links no email, pois pode parecer Spam.

Passo 5: Hora de escrever

Depois de negociar o seu Guest Post com o dono do agora é o ponto onde você irá escrever as suas idéias realmente. Não se esqueça de criar o artigo de modo único e com qualidade. Isto é fundamental pois tudo o que o blogueiro quer é um conteúdo de qualidade e não apenas uma exposição de quem você é ou para quem trabalha.

Passo 6: Linke para artigos relacionados daquele blog

Este é um passo para mostrar que você lê o blog e gosta do conteúdo dele. Lembre-se dos artigos mais importantes que você identificou utilizando o Topsy ou ainda aqueles artigos referenciados na seção de “Os mais visitados” no blog que você irá fazer o Guest Post.

Caso tenha dúvidas no que linkar, faça uma busca no Google:

site:oblogdoguestpost.com “palavra-chave”

Com esta consulta, o Google lhe retorna a lista de URLs mais relevantes daquele website relacionado à palavra-chave que você digitou.

Passo 7: Trabalhe as imagens do artigo

Além de ajudar no seu rankeamento, as imagens são fundamentais para atrair a atenção do usuário no seu artigo. Além destes dois pontos, esta é mais uma forma de mostrar que você se preocupou com a qualidade do artigo e assim ganhar mais confiança da comunidade / autor do blog.

Existe um website, chamado Comp Fight, onde você pode procurar por imagens no Flickr que possuem licensa Creative Commons. Desta forma você pode encontrar diversas imagens relacionadas e aprimorar ainda mais o seu artigo.

Uma observação importante: não se esqueça de colocar o ALT tag da imagem de forma relevante ao artigo.

Passo 8: A formatação do artigo

Lembre-se de enviar o artigo bem formatado, com negrito, parágrafos e links prontos. Isto faz com que você tenha uma aprovação mais rápida e consiga aprovações mais facilmente.

Crie os artigos em formatação HTML, pois é bem mais fácil de se copiar para postar no blog, como um WordPress por exemplo. Criar o artigo no Word faz com que a formatação seja perdida em alguns casos ou ainda gere muito lixo de código.

Passo 9: Não envie o artigo logo após o término

Em  muitos casos você escreve o artigo e observando pela segunda vez você identifica pontos defeituosos. Espere o dia seguinte, leia o artigo detalhadamente e tente fazer mais ajustes. Tente mostrar para algum amigo ou colega de trabalho, para que assim você faça um artigo bem detalhista e sem erros.

Passo 10: Espere

Em muitos casos os blogs não publicam o artigo no mesmo dia, então não se desespere. Não tente mandar diversos emails perguntando o porque do artigo não ser publicado no mesmo dia. Dê um voto de confiança e tempo para o autor do blog. É bem comum aguardar de 3-7 dias para a publicação do artigo acontecer.

Passo 11: Envolva-se

Depois do artigo ser publicado é hora de interagir com a comunidade. Responda os comentários com calma e com conteúdo, isto fará com que você ganhe mais respaldo daquela comunidade. Se possível, inscreva-se nos comentários do artigo, assim você receberá todos os novos comentários na sua caixa de emails.

Se possível, divulgue o seu Guest Post em redes sociais e agregadores tais como Twitter, Orkut, diHiTT, Ocioso e outros. Isto faz com que o dono do blog fique grato pelo seu empenho e poderá lhe indicar para outras postagens.

Conclusões

Sem sombra de dúvidas criar uma boa campanha de Guest Posts pode fazer com que o seu website ganhe uma diversidade muito grande de links e de domínios que te linkam, além disso, temos dois pontos bem interessantes:

  • Nada de dinheiro, como é um processo onde você cria um artigo para um comunidade de forma livre e gratuita, você não precisa pagar pelo espaço que o webmaster lhe fornece;
  • Todos ganham, com esse processo de guest post a comunidade ganha com um conteúdo rico e informação de qualidade. Já você ganha pois ganha reputação e links para o seu website.

Espero que tenham gostado deste artigo e até o próximo!

Créditos da Imagem: churl

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Guest Posts para Link Building”

  1. renatovitorseo

    Fabio,

    Acredito muito nessa tatica, já fiz algumas experiências e deu um bom resultado. Para quem vai ler esse post fique atento a todos os passos, mas é fundamental seguir a risca os passos 5, 6 e 11.

    Um abraço

    Renato Chaves Vitor

    Responder
  2. raulrds

    Ótimo artigo.
    Muito bom saber de todas essas técnicas para conseguir bons guest posts.
    Muito obrigado pelas dicas.

    Grande abraço.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>