Gerenciando Reputação em SERPs

{+}Para toda empresa ou pessoa que se preza, nunca é demais criar, e manter, uma boa impressão frente ao público em geral. Essa boa avaliação social é a reputação que todos buscam estabelecer, e em SEO, também há uma boa gama de atividades que colaboram para manutenção dessa reputação.

Contudo, como faz parte da maior parte do comportamento humano, muitas vezes só valorizamos devidamente algo quando perdemos, e a reputação entra na lista. E aí, o SEO se faz ainda mais importante.

Neste artigo, trago tanto maneiras de se gerenciar a reputação em resultados de pesquisa, como maneiras de se manter resultados saudáveis para a reputação de uma marca ou pessoa.

Reputação em Search Engines

Se você ainda não entendeu o rumo do artigo, vou relembrar os dados do artigo sobre Influence Rank publicado pela Fabiane Lima, aqui na Agência Mestre:

produtores de conteúdo

A imagem mostra o estudo da eMarketer, de janeiro de 2009, indicando um aumento de mais de 10 milhões de produtores de conteúdo online até 2011. Isso significa muito mais conteúdo online, muito mais pessoas divulgando informações e opiniões sobre produtos e serviços e, como sabemos, é difícil agradar a gregos e troianos e, como disse o Bruno Nassar em seu artigo Social Media – O que fazer quando falam mal de você:

Um cliente satisfeito falará do seu produto a 3 pessoas, um insatisfeito falará mal para 10.

Nada melhor do que estar sempre atento ao que falam sobre a sua marca na Internet.

Como Acompanhar sua Marca?

Primeiro de tudo, é importante saber como a sua marca está sendo percebida, como ela está evoluindo na Internet e, claro, nos resultados de pesquisas de keywords importantes ao seu mercado.

Para isso, destaco duas ferramentas essenciais: o Google Alerts e a SEO Pandora.

Google Alerts

google alerts - <?php echo $current_user->ID; ?>” width=”235″ height=”67″ /></p>
<p>No <a href=Google Alerts, você cadastra palavras-chave as quais quer acompanhar e recebe notificações por email de quando o Google identifica uma nova página com um dos termos cadastrados. Bem simples.

O que você precisa fazer é cadastrar o nome da sua marca, algumas variações e/ou grafias erradas, algumas das principais keywords para o negócio e deixar que o Google faça o resto.

SEO Pandora

A SEO Pandora em seus relatórios de menções na Web é uma fonte importante de se acompanhar a fim de saber a evolução de quanto o seu site/marca é citado na Internet. Spikes nos gráficos da ferramenta indicam uma mudança brusca em menções e é importante saber o que é que tanto está sendo mencionado.

Acompanhando o Google Alerts e a SEO Pandora, você fica bem afinado com a presença de sua marca no meio online. Complementando, a Twitter Monitor fecha o pacote, permitindo que você fique por dentro do que se fala no Twitter.

Gerenciando Reputação em SERPs

Monitorando a situação da sua marca online você, de fato, passa a ter algo a gerenciar. Naturalmente, enquanto tudo são flores, basta você acompanhar e retornar o feedback para quem gera a boa reputação e que este grupo sinta que isso faz mesmo a diferença – e faz mesmo!

Por outro lado, quando aparecem resultados negativos bem posicionados em termos importantes, tipicamente relacionados à marca, é necessário ação para minizar o impacto que esse resultado pode trazer.

Primeiro, é importante entender que o Google não é quem vai resolver isso diretamente. Não adianta reclamar ao Google que existem resultados negativos, depreciativos, ofensivos, etc., em relação a um nome ou marca. Não adianta pedir que ele remova o resultado, é necessário que a fonte altere/remova o conteúdo.

O Google trabalha em seus resultados o conceito de diversidade. É quase como a questão de conteúdo duplicado: não interessa ao Google mostrar 10 vezes o mesmo conteúdo em 10 sites diferentes. Da mesma maneira, ele pode tentar não exibir 10 vezes o mesmo tipo de opinião ou review. Ele pode optar por exibir resultados dos mais diversos possíveis, oferecendo variedade ao usuário e uma completude maior de informações.

Mas, ainda assim, o Google indica algumas alternativas para se começar a lidar com resultados negativos de buscas.

Gerenciamento Básico

Obviamente, as dicas do Google passam por processos, digamos, não manipulativos, ou seja, não tem muito de SEO.

Entre em contato com quem publicou tal conteúdo e procure resolver a questão – se a informação está errada, procure corrigir. Se foi um review negativo, procure entender e reverter o quadro. Se é uma situação que exija intervenção jurídica, procure.

Porém, o complemento dessas dicas já se inclina para o lado de SEO: produção de conteúdo. Produza conteúdo sobre os termos que geram resultados negativos e ganhe espaço na lista de resultados. Se são imagens negativas, publique novas imagens; se são conteúdos, divulgue informações sobre as palavras-chave comprometidas e ganhe espaço.

Gerenciamento Avançado

As sugestões do Google são realmente interessantes e não devem ser descartadas, mas não pare por aí. Lembre-se que o que você está procurando fazer é desrankear resultados negativos com o ganho de posicionamento de resultados positivos. Mas não precisam ser resultados próprios, apenas positivos (e, na verdade, nêutros também).

Sendo assim, uma primeira ação a se tomar quando se depara com resultados negativos nas buscas é procurar resultados positivos dentro da mesma lista de resultados – e, provavelmente, entre os 10 primeiros resultados existirão resultados positivos – Independente de quem sejam, promova-os, faça divulgação, ganhe links para que estes resultados melhorem seus rankings.

Neste primeiro momento, você não precisa nem produzir conteúdo, ele já está lá, somente precisa de uma ajuda para aumentar a visibilidade.

Segundo, encontre o seu próprio conteúdo relacionado e descubra o posicionamento dele. Se for interessante, Press Releases otimizados também são opções para popular, não só os resultados de pesquisa normais, como os resultados de notícias. E o resultado de notícias aparecendo juntos aos resultados comuns ajuda a ganhar mais espaço na primeira página de resultados.

O interessante de se trabalhar com conteúdo jornalístico é que domínios de maior importância podem aproveitar para noticiar tal fato e popular ainda mais os resultados com esclarecimentos, que já seriam resultados mais interessantes do que as críticas e depreciações. Como seriam domínios importantes, eles ganhariam rankings facilmente.

Gerenciando Reputação em SERPs

O processo todo se parece com o desenvolvimento de SERP Domination, com a diferença de que você não precisa ter todo o trabalho, você pode contar com a ajuda de outros resultados, sites e blogs.

Sobre os processos, básico e avançado, nenhum deles deve ser descartado e é interessante começar pelo básico mesmo: procure contactar o dono do conteúdo e esclarecer a questão. Se não for possível, então procure eliminar tal resultado das primeiras posições. Geralmente, basta empurrá-lo para a segunda página.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>