Ganhe Bons Links com a Submissão de Artigos

{+}Submissão de Artigos

Olá assinantes da Agência Mestre,

Em diversos momentos do nosso trabalho de SEO, temos que organizar uma campanha para angariar mais links para o website que estamos trabalhando. Podemos criar links em diretórios relevantes, divulgar os nossos artigos em agregadores, criar widgets, guest posts ou ainda trabalhar com diretórios de artigos.

Os diretórios de artigos são websites onde usuários enviam artigos para serem categorizados e incluídos em um nicho específico. Ou seja, são fontes de conteúdo sobre diferentes assuntos criado por uma vasta gama de autores espalhados pela Internet.

Como Funciona?

O processo é bem simples e prático, basta se cadastrar e preencher um perfil (que é normalmente incluído de forma resumida no início ou final da notícia), escrever o artigo e submeter. Este então ficará esperando que a equipe moderadora o aprove. Uma vez aprovado o artigo já está no ar e pode ser visualizado por todos que visitam o site.

Benefícios

Este tipo de site geralmente possui um PageRank elevado e um bom nível de Trust e juice, sendo assim os links inseridos nos artigos (é importante lembrar que ao criar seu texto você tem total controle sobre o texto âncora a ser usado) se tornam bastante atrativos. Esta é uma das melhores táticas para se promover páginas fracas em conteúdo, como páginas de itens à venda ou páginas de categoria.

Escolhendo Bem em qual Diretório Submeter

A escolha dos diretórios deve ser a primeira preocupação nessa técnica. Para cada artigo, procure escolher diretórios de qualidade. Vale analisar:

Qualidade dos artigos

Verifique que tipo de artigos foram postados recentemente no diretório. Vale analisar a ocorrência de erros de ortografia e o tipo de conteúdo postado. Nessa etapa, é interessante verificar em qual categoria melhor se adequa ao conteúdo que você pretende postar.

Comentários

Se existir a possibilidade dos usuários comentarem os artigos, é essencial conferir se existe alguma moderação. Afinal de contas, não é interessante para seu site receber links de uma página de conteúdo cheia de links spam.

Backlinks

Pode-se utilizar tanto o Yahoo! Site Explorer quanto a Open Site Explorer. Quanto mais links de entrada o diretório possui, melhor. Entretanto, vale verificar a quantidade do número de domínios e, além disso, que tipo de páginas linkam para o diretório.

Tipo de Revisão

Os melhores diretórios são aqueles em que seu conteúdo é revisado. Geralmente esses sites possuem conteúdo de qualidade superior aos de sites em que o mesmo não passa por nenhum processo de revisão.

Páginas Indexadas

De que vale um link se ele não é encontrado? Verifique tanto se as páginas podem ser indexadas pelas Search Engines quanto se elas são indexadas.

Para tanto, verifique primeiramente o robots.txt do site e também o uso da tag robots no código das páginas. Se não há restrições para as Search Engines, verifique também quantas páginas estão indexadas. E lembre-se: para domínios mais antigos, ter uma ou nenhuma página indexada pode significar que o site está punido.

Popularidade e Do/Nofollow

Para verificar a popularidade, existem duas possibilidades: utilizar a ferramenta da Compete ou o Google Trends for Websites.

Se o site tiver grande popularidade e utilizar o atributo rel=”nofollow” em links externos por padrão, esse último não se torna um fator de eliminação do diretório. Afinal, o tráfego que ele pode levar para o seu site pode compensar o fato dos links não passarem força.

Teste

Mesmo depois de selecionar os diretórios que podem ser utilizados, poste um artigo em cada um dos diretórios e aproveite para verificar quanto tempo ele leva para ser indexado depois de entrar no ar. Quanto mais rápido, melhor.

Lista de alguns Diretórios de Artigos

Os principais diretórios de artigos generalizados brasileiros são: Ancorador, Artigonal, Artigox, Diretório de Artigos, Murall, Super Artigos e Web Artigos.

Pontos Importantes na sua Submissão

Submeter um bom texto a um diretório pode render links de respeito a curto prazo, mas sem dúvida é uma tarefa trabalhosa e que demanda um certo tempo e atenção, portanto é bom tomar alguns cuidados para que o esforço seja bem aproveitado:

Encontre um diretório forte no seu nicho

Antes de submeter ou mesmo preparar o artigo para um dado diretório tire um tempo para dar uma volta pelo site. Garanta que já existe uma categoria adequada para o seu texto e que ela não está vazia ou com conteúdo inadequado.

Tire o máximo proveito de seu texto

Você tem total liberdade enquanto escreve para criar links e trabalhar suas keywords, então seja criativo e utilize variações da sua palavra principal. Crie links para mais de uma página de seu site, mas cuidado para não transformar seu artigo em spam.

Evite concorrência dentro do diretório

Procure por termos semelhantes ao que você pretende escreve sobre e se encontrar algo modifique o seu texto para diminuir a concorrência ou procure outro diretório que não apresente.

Trabalhe ângulos diferentes de um mesmo assunto em outros diretórios

Vamos supor que você quer ganhar links para uma página palmilhas ortopédicas para crianças. Você pode criar um artigo sobre a importância de uma postura correta no desenvolvimento da criança e sua relação com os calçados e enviar pra um diretório e um texto sobre a história dos calçados ortopédicos para outro.

Divulgue seu artigo

Já que você gastou um tempo preparando um artigo, escolhendo um diretório apropriado e otimizando seus links e páginas, nada mais justo do que utilizar mais um pouco do seu tempo para divulgá-lo em alguns agregadores de notícias para melhorar a visibilidade dele.

Não subestime os comentários

É bem comum que apareçam comentários em seu artigo, então cheque a página constantemente e mantenha-se ativo respondendo perguntas, agradecendo elogios e aproveitando as possíveis chances para divulgar outras de suas páginas.

Otimização de Títulos e URLs

Se o diretório utiliza, como padrão, o título do artigo como URL é interessante prestar um pouco mais de atenção na elaboração do mesmo, de forma que seja utilizado a menor quantidade possível de acentos e caracteres especiais.

Dessa maneira a URL se torna o mais limpa possível e melhor compreendida pelos mecanismos de busca.

Conclusões

As suas submissões não são a única fonte de links existentes nos diretórios. Vale a pena também dar uma conferida nos comentários de outros artigos da mesma categoria para ver se não existem outras oportunidades para você.

Enfim, a submissão de artigos em diretórios é uma estratégia de link building muito boa capaz de angariar links de qualidade para seu site rapidamente, permitindo o total controle sobre o texto âncora e ainda oferecendo a possibilidade de trazer um bom tráfego para sua página.

Vale a pena lembrar que existem vários destes diretórios espalhados por aí, alguns mais gerais e outros mais específicos de nicho, onde a escolha de qual usar vai depender da estratégia adotada, mas dê a preferência por aqueles que não utilizam nofollow para tirar máximo proveito do esforço dedicado ao artigo.

Esta é mais uma ferramenta disponível a nós SEOs que quando bem utilizada pode trazer ótimos resultados. Mas e o que você acha? Já usou esta técnica? Valeu a pena? Compartilhe sua experiência conosco e deixe uma crítica ou sugestão.

Um abraço e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Ganhe Bons Links com a Submissão de Artigos”

  1. diego.a.biscaia

    Sim vale a pena sim essa técnica.
    Para diversos clientes meus quanto para projetos pessoais eu já utilizei e comprovei que ela realmente tras bons resultados.
    Desenvolvendo um título com palavras chaves relevantes, o link que foi submetido nos diretórios muitas vezes aparecem em primeiro lugar em sites de busca como o Google (que é o mais relevante ao meu ver, devido a cultura do público que utiliza a internet).

    Ou seja, testada e aprovada! Resultados na certa (ótimos resultados).

    Responder
  2. fwfcomunicacao60

    Gostaria de saber a opinião de todos os amigos:
    O que esperar mais dessa técnica? Visitas através dos artigos para o meu site ou Melhores Posicionamentos através das palavras-chave com link para meu site?
    Essa dúvida me persegue mto. Acredito que um pouco dos dois pode acontecer, porém, na minha primeira experiência não notei nada de diferente, nem em novas visitas, nem em ganhos de posições.
    Segui muitos desses passos, que incluisive foram ensinados no ótimo curso ministrado pela empresa, porém não atingi resultados muito expressivos, a não ser, boas posições nos buscadores para os prórpiro artigo.
    Outra coisa: Qual a densidade ideal de publicação de artigos? Abraços!

    Responder
    • Frank Marcel

      Espera-se as duas coisas: rankings para as keywords utilizadas nos textos âncora e visitas a partir do artigo enviado.
      Ao longo do nosso trabalho com este tipo de estratégia, observamos bons rendimentos (rankings e visitas), suficientes para manter essa estratégia em vários projetos.
      Pode não render uma coisa ou outra? Sim pode, mas é necessário testar mesmo.
      Não vejo a coisa como “densidade ideal” – você precisa encontrar um ritmo que seja plausível para o site/assunto.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>