Engajamento Através de Conteúdo

{+}
Engajamento Através de Conteúdo
Neste mês de fevereiro (2011), ocorreu uma das principais mudanças nos algoritmos de classificação de resultados do Google dos últimos tempos: a tentativa de “limpeza” das chamadas Content Farms das suas páginas de resultados de busca. Content Farms são sites nos quais a maior parte do conteúdo é de baixa qualidade ou é conteúdo duplicado.

Partindo deste princípio, nada mais justo que o Google melhorar a qualidade dos sites que aparecem nos seus resultados de busca, bem como fazer com que apareçam os sites que são donos de conteúdo, e não aqueles que copiam. Pelo que se vê até agora, esta atualização do Google vem acertando com o que era esperado: mais qualidade nas buscas e menos conteúdos copiados.

Aqui na Agência Mestre, alguns de nossos clientes nos procuraram para tentar justamente esclarecer o que é que tem acontecido, o que são essas atualizações e se eles corriam algum risco. Conforme transparecemos nos nossos cursos e com os conteúdos no site, nós não praticamos formas de SEO que possam quebrar as diretrizes de qualidade do Google, mas, ainda assim, fica para todos a sensação de que algo precisa ser feito. “Será que meu site poderá ser punido quando a atualização vier para o Brasil?”

Chave: Conteúdo

Conforme já esclarecido anteriormente, a grande chave em torno da qual a atualização das regras do Google está circulando é justamente o conteúdo. Para websites que já produziram um extenso material ao longo do tempo, único e de qualidade, nada há para se preocupar.

Já websites que, por acaso, tenham errado a mão na produção de conteúdo, esses sim precisam corrigir seus problemas, naturalmente, com conteúdos novos e interessantes. Aqui, chegamos ao ponto onde é mais comum de existir carência: a criatividade para produção de conteúdo que atenda ao público e audiência do site. Chegamos também ao objetivo deste artigo: idéias para conteúdo e idéias para engajamento do visitante do site.

Engajamento Através de Conteúdo

Engajamento, por definição, indica, entre outros, o comprometimento de uma pessoa em relação a uma determinada ação, participação, ideologia, comunidade ou afins. É a vontade, portanto, livre e espontânea, de fazer parte de algo. Sendo assim, é algo que todo website busca com seus visitantes, fãs, consumidores e clientes. Porém, não é simples de se alcançar.

Uma maneira eficiente de obter maior interesse dos visitantes no seu website é através de conteúdo. Uma boa fonte de informação é sempre re-visitada quando se deseja uma informação a mais sobre um tema, ou quando se deseja saber as novidades da área.

Este tipo de conteúdo, mais generalizado, acaba sendo mais difundido e, portanto, encontrado na mesma forma, em diversas fontes. O grande desafio é: o que oferecer de diferencial para que o visitante retorne? A principal resposta é: Interação.

Interação e Conteúdo

Na Agência Mestre, já abordamos os benefícios da forma mais conhecida de interação com usuário, os comentários. No artigo Como Comentários Influenciam os Rankings, eu explico diversas vantagens de se ter a abertura para a opinião do usuário diretamente nas páginas do site:

  • Oferece uma face mais humana ao consumidor
  • Baixo custo de implementação e manutenção
  • Canal de comunicação direta com o público em geral
  • Publicação frequente de conteúdo atualizado
  • Canal de vendas, promoções e marketing direto

Ainda, deixo a primeira dica para o engajamento de visitantes com uma ação simples: o uso do Twitter para buscar opiniões dos seguidores sobre os comentários que os visitantes deixam.

Muitas vezes, os comentários tratam de dúvidas que outros usuários do Twitter sabem responder. Muitas vezes, são opiniões polêmicas que geram discussão por si só, basta que seja aberto o canal, basta que seja levado a público e diversas opiniões contrárias surgem e fomentam o relacionamento dos usuários com o site.

O Twitter por si só, já é um canal por onde as pessoas esperam obter uma comunicação rápida com outros sites, empresas ou pessoas. Isso o torna uma ferramenta excelente para se atrair visitas para o site e extrair informação/interação dessa visita.

Engajamento e Interação

Além da comunidade do Twitter ser excelente para gerar discussão sobre um assunto, ela, como consumidora/cliente/usuária que é, também é uma fonte excelente para se levantar tópicos para produção de conteúdo.

Para fazer minha apresentação para o UaiSEO 2010 em Belo Horizonte, a SEO FAQ, eu contei com o apoio das pessoas que se interessam por SEO e estavam no Twitter. Eu abri o objetivo de coletar e responder o maior número de perguntas possível usando o Formspring.

A estratégia foi utilizar o Twitter para levar as pessoas até o meu Formspring para que elas perguntassem quantas perguntas quisessem e sobre qualquer tema de SEO. O primeiro resultado foi conseguir obter mais de 100 perguntas em uma única semana e uma apresentação muito rica para o UaiSEO. O segundo resultado, e aí sim útil nesta estratégia, foi montar o site formspring.frankmarcel.com.

De todas as perguntas enviadas ao meu Formspring e até mesmo perguntas feitas via Twitter, eu criei um website somente para respondê-las: obtive um novo website que já saiu de fábrica com mais de 100 assuntos a serem abordados. E o engajamento? Boa parte das perguntas vieram de Twitter ou Formspring, ou seja, eu consigo identificar exatamente quem fez a pergunta e devolver a resposta diretamente a esta pessoa, além da divulgação via Twitter e resumo de resposta no próprio Formspring – atingindo outras pessoas.

A questão agora é aplicar ao público do seu site. Tem um site de música (camisetas de bandas, letras de músicas, venda CDs/DVDs, etc)? Qual artista as pessoas querem conhecer mais? Se pudessem fazer somente uma pergunta, para somente um artista – qual pergunta e para qual artista? Independente do segmento, vá até o seu público e passe a bola para frente de maneira simples: “O que você quer saber?”

  • Como é o processo de produção do whisky?
  • Por que gatos soltam tanto pelo?
  • Qual o melhor mousepad?
  • Como é feito couro sintético?

Ouvir os seus visitantes, cada um, e responder de forma personalizada a cada um é uma maneira de fazer o público sentir que faz parte da sua marca, além de ser uma fonte para produção de conteúdo único e relevante para o seu website. Prolongar a conversa também.

Uma das perguntas enviadas ao meu Formspring, além de transformada em artigo, eu transformei também em uma enquete. No artigo Relevância de Keywords no Site – Ordem dos Fatores Importa?, não só eu respondi a dúvida, como montei a enquete. E não para por aí ainda. Os próximos passos são divulgar o resultado da enquete e direcionar a explicação da minha opinião sobre a enquete aqueles que comentaram (tão logo quanto eu tiver tempo). E assim, continuar a conversa e o envolvimento dessas pessoas com o site.

Mais uma vez, é questão de ouvir o público, organizar os conteúdos e definir formas de produção: imagens, vídeos, infográficos, textos, enquetes, comparativos, tutoriais. Com certeza, assunto não vai faltar.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Engajamento Através de Conteúdo”

  1. gabrielreynard

    Sem dúvida a melhor maneira de produzir conteúdo é escutar aqueles que buscam por conteúdo, através de seus anseios, gostos e preferências. Acho que um dos segredos por traz da web é poder oferecer uma face mais humana ao consumidor, exatamente como foi dito. A busca por conteúdo pode ser colaborativa, partindo de seus próprios leitores, isso para uma empresa/blog/site/etc é a chave do negócio, produzir algo exatamente com as características do consumidor faz com que ocorra uma fidelização deste produto/serviço. É imprescindível a interação e o envolvimento com os usuários.

    Ótimo artigo.

    Responder
  2. ciashop

    Esse é um ponto que sempre orientamos nossos clientes que possuem lojas virtuais a tomarem como prática. Geralmente os lojistas copiam o conteúdo que os fornecedores distribuem por ser mais fácil e rápido. No último curso do Agência Mestre pegamos umas dicas quentes que vão ajudar nossos clientes a terem conteúdos relevantes de forma rápida. No final o público agradece!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>