Conteúdo é Rei – Mas Qual Conteúdo?

{+}SEO e Conteúdo

Olá leitores da Agência Mestre,

Depois de algum tempo sem escrever para o blog da Agência Mestre estou aqui de volta para falar um pouco sobre como encontrar o conteúdo que um site precisa. E não só sobre como escolher um conteúdo novo, mas também descobrir conteúdo que você já tem e pode estar um pouco escondido.

Para isso, nesse post, vou utilizar o Google Analytics e um Custom Report para saber qual é o conteúdo que o seu visitante gosta, qual ele não gosta e qual ele esperava encontrar em uma página, e quem sabe até ter algumas surpresas.

Conteúdo é Rei

Já parou para pensar que nem sempre o usuário chega pela página ideal ao seu site? É importante saber se você está bem posicionado para uma determinada keyword, mas também é importante saber se o conteúdo encontrado é o que o usuário desejava, e essa é uma das coisas que faz o conteúdo ser rei, é um fator decisivo para o usuário permanecer no seu site ou simplesmente sair sem pensar duas vezes e gerar um bounce.

O que você tem de bom?

Vamos começar então olhando para o que você já tem no site e todos que conseguem encontrar gostam. Aí está o problema, talvez nem todas as pessoas estejam encontrando esse conteúdo. Ou porque ele não está rankeando para nenhuma keyword ou simplesmente porque eles está muito acessível em seu site.

Para isso vamos criar um relatório muito simples, seguindo os passos abaixo:

  • Entre na área de gerenciamento de Custom Reports
  • Crie um novo relatório
  • Selecione como métricas: Entradas, Pageviews (visualizações de página) e Bounce Rate (taxa de rejeições)
  • Selecione como dimensões: Página como primária, Título da página, Origem e Keywords (o título serve para comparar páginas antes e depois de uma otimização, não é obrigatório)

Pronto, agora você tem suas páginas ordenadas por quantidade de pessoas que chegaram ao seu site através daquela página e ao lado todas as pessoas que acessaram aquele conteúdo, mas não necessariamente entraram no seu site por ele.

Vamos procurar nessa lista as páginas com muitos pageviews que não estão com muita entrada e que tem uma baixa taxa de abandono (bounce rate), assim que você identificar uma, pode clicar para obter mais detalhes e descobrir porque as pessoas não estão encontrando essa página. Onde está sua deficiência? No Google? No Bing? As keywords para a qual ela está bem posicionada não condizem com o conteúdo da página?

É hora de descobrir o motivo dessa página não estar sendo muito acessada através de search engines. Será que você está utilizando a keyword correta? Não existe nenhum sinônimo que possa fazer mais sucesso? Talvez essa página esteja precisando de mais links internos e externos. Talvez o título não esteja muito bom, ou talvez seja outro problema. O fato é que você precisa explorar o potencial desse conteúdo.

E o que você tem de ruim?

Agora vamos olhar para o outro lado. Ordene seu relatório por “Entradas” e procure por páginas com alta taxa de abandono. Pronto, você já tem mais uma lista para trabalhar. Talvez você consiga identificar aqui páginas que estão rankeando muito bem para determinadas keywords mas que não tem um bom conteúdo, pelo menos não bom o suficiente para o seu visitante.

Pode ser uma página de produto que precise de mais informações sobre ele em vez de tentar vender logo de cara, um review que não tem imagens o suficiente ou mesmo uma página anunciando um vídeo mas que não mostra o vídeo. Novamente olhe para as keywords de entrada e descubra o que falta.

Conteúdo que você precisa

Por fim, seguindo a mesma linha do ítem anterior, você vai realizar agora uma tarefa mais simples. Olhar para as keywords de entrada da sua página inicial e identificar quais merecem mais atenção. Talvez você esteja recebendo visitas de uma determinada keyword que precise de uma página só para ela, ou quem sabe uma área inteira dedicada a ela, uma categoria do seu blog, ou até mesmo só um novo post dando aos usuários o que eles já sabem o que você tem, mas pode oferecer mais.

Concluindo, são truques simples que ajudam a aumentar suas visitas junto com a satisfação do usuário, duas coisas muito importantes.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>