7 Dicas para Escolher Bem o Domínio do Seu Site

{+}Olá leitores da Agência Mestre!

nomes dominioA escolha do nome do domínio de nosso site é uma decisão muito importante e que exige muito cuidado, pois além da importância para um bom rankeamento, o domínio é que vai carregar sua marca pela internet. Vamos à algumas dicas para ajudar uma boa decisão na hora de escolher o domínio do seu site.

Marca X Rankeamento

A primeira questão a se pensar ao escolher o nome do domínio é se você vai escolher um domínio que seja uma marca ou um domínio que seja apenas uma combinação das keywords do site.

Não se aconselha que o domínio seja apenas uma combinação das keywords, pois mesmo com um bom posicionamento, sem uma marca o site parece sem identidade e se perde entre os outros sites.

Se o site for de uma empresa que  já tem uma marca, use-a no domínio. Mas se a página ainda não tem uma marca o ideal seria criar uma com as keywords inseridas nela, como por exemplo: mestreseo.com.br, seomoz.org, searchengineland.com, etc…

Tenha uma marca única

Isso evita que sua marca seja confundida e que os potenciais visitantes de suas páginas acabem indo para outras páginas por engano. Não é aconselhável usar adaptações de domínios já existentes. Tenha sua própria marca para ter seus próprios clientes.

Tamanho Importa?

Muito se discute sobre qual é o tamanho ideal para o domínio de um site. Dizer que um domínio ideal deve ser pequeno para facilidatar a memorização e linkagem deste não está inteiramente correto. Há coisas mais importantes à se pensar do que o tamanho do domínio, tais como:

  1. Facilidade de memorização e linkagem: o domínio deve ser fácil de ser lembrado, para assim poder ser facilmente lembrado e mencionado(links). De nada adianta um domínio de poucas letras se as pessoas não conseguem se lembrar dele.
  2. Fluxo natural das palavras: quanto mais sentido fizerem as palavras inseridas no seu domínio, mais fácil será a memorização deste.
  3. Nome do domínio igual ao do site: parece uma dica óbvia, mas muitas vezes as pessoas se esquecem dela. O domínio deve coincidir com o nome do site, por exemplo: não faria sentido o site da Agência Mestre ter um domínio site.com.br.

Logo, o domínio devemos pensar primeiro na facilidade que o usuário terá para lembrar do domínio antes de pensarmos no tamanho deste.

Vale a pena usar hífens?

No uso de hífens, há algumas vantagens e desvantagens a serem consideradas. Por um lado, o uso de hífens facilita a diferenciação das keywords pelos search engines e também pode ser usado se o domínio desejado já estiver em uso(por exemplo: siteabc.com e site-abc.com). Por outro lado, o uso de hífen aumenta os erros de digitação, é mais difícil de lembra e de divulgar verbalmente.

Tendo em vista estas características, a maioria dos especialistas afirmam que não vale a pena usá-los.

Qual escolher: .COM, .NET, .ORG?

Se você está preocupado apenas com o posicionamento do seu site, esta escolha é muito relevante. O Google leva muito em conta o TLD que o seu website está, dando mais crédito a domínios .com do que para domínios .biz por exemplo. É possível notar que o Google favorece domínios .edu e .gov pelo fato de são domínios limitados à instituições de ensino e ao governo.

Uma boa estratégia é na compra de domínios é efetuar a compra de todas as variações, ou melhor, de todos os TLD’s disponíveis para o nome do seu website e redirecioná-los através de redirecionamento 301. Desta forma, qualquer pessoa que digite ou faça um link para o seu domínio utilizando outra TLD sem ser a oficial, será redirecionado para o correto.

Ainda no assunto sobre os TLD’s, uma estratégia que é fácil de se aplicar é a compra de domínios .net e .org, otimizando-os para a palavra-chave em questão, obtendo um bom rankeamento no Google. Desta forma você pode ganhar algum dinheiro vendendo este domínio, ou ainda monetizando de alguma forma.

Peça a opinião dos outros

Antes de comprar, pergunte para seus clientes, supervisores e até amigos o que eles acham do nome do domínio que você pretende comprar. Ele é fácil de lembrar? Tem relação com sua marca? Expressa o que o site tem a oferecer? Como em qualquer tipo de compra, sempre é bom pesquisar antes de gastar.

Ferramentas

Como dica final eu recomendo dois sites para você verificar quais domínios já estão ocupados e quais estão disponíveis:

  • Domjax – Achei bem legal esse site, pois ele mostra quais domínios estão disponíveis para uma determinada palavra, mas infelizmente ele só checa domínios .com, .net, .co.uk e .info.
  • AjaxWhoIs – De todos que eu vi foi o que mais gostei, tem uma boa interface e verifica domínios .com.br.

Gostaram das dicas? Deixem sua opinião na área de comentários e compartilhem alguma experiência ou ferramenta que acharem úteis. Abraços e até a próxima!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>